Apesar do problema mundial envolvendo a pandemia do Coronavírus (COVID-19), a gamescom 2020, que acontece apenas em agosto, ainda permanecia confirmada, na expectativa de que tudo isso pudesse se resolver até lá. No entanto, visto a gravidade do vírus em todo o mundo, a organização do evento já está pensando em novas alternativas, como um formato digital.
A The German Games Industry Association garantiu, em nota oficial, que o evento não será cancelado, mas que irão reavaliar novamente, no próximo mês, se irão mater a estrutura física. Dessa forma, até esse momento as preparações continuam em velocidade máxima, inclusive com os expositores sendo avisados.
No entanto, em vista da incerteza da atual crise, todos os formatos digitais serão expandidos, para que caso não exista maneira de realizar o evento físico, a gamescom 2020 possa, ao menos, ocorrer digitalmente. Como no ano passado a organização conseguiu uma boa estrutura com o Opening Night Live, uma expansão dessa estratégia digital pode ser o caminho em um ano tão complicado. Independente da decisão tomada, os organizadores já estão se preprando para ambos os formatos.
In view of #COVID19, existing digital formats such as #gamescom: Opening Night Live and gamescom now will be significantly expanded. Whether #gamescom2020 will take place as usual or as a digital gamescom will be determined in mid-May.
➡️https://t.co/1nm0bdbIDz pic.twitter.com/BlOgsOfuBD— gamescom (@gamescom) March 31, 2020
Vale lembrar que a Microsoft já havia confirmado sua presença na gamescom 2020, além de outras grandes empresas como Bethesda, Capcom, Electronic Arts, Bandai Namco, Nintendo, Sega e Ubisoft.