Hoje foi um grande dia para os fãs de Xbox, pois, a Microsoft detalhou ainda mais sobre seu próximo grande console, o Xbox Series X. Dentre alguns tweets e matérias mais rebuscadas, ficamos sabendo dos detalhes não só do console, mas também de seu controle como acessibilidade e compatibilidade.
Acessibilidade
Segundo Ryan Whitaker, Designer Senior Xbox, o intuito era deixar o controle mais acessível para todos. Uma das ideias a serem trabalhadas era o acesso do controle. Visualmente ele é semelhante ao Xbox One mas com detalhes que podem passar desapercebidos: cantos mais arredondados, botões com maior precisão de aperto, ranhuras que garantem uma pegada precisa, mudanças que deixam o controle mais acessível para diferentes tamanhos de mãos.
A mudança do D-Pad é a parte favorita de Ryan. Segundo ele, a mudança se assemelha a trazida pelo controle Elite 2.0, que deixa o controle mais charmoso. Ainda na praticidade, o botão redesenhado auxilia que os jogadores consigam atingir pontos específicos do digital de forma precisa e rápida. Ele é resultado de uma fusão entre o D-Pad atual com o do Elite 2.0.
Compatibilidade de sistemas
Outro ponto importante é a compatibilidade entre sistemas que este controle carrega. Já é sabido que os sistemas Xbox compartilharão deste mesmo controle mas a notícia é que os aparelhos mobile também terão acesso facilitado. Tanto Android quanto IOS terão melhorias com o Bluetooth Low Energy (BTLE) que torna o controle mais fácil de ser emparelhado. Com o advento do USB-C, o controle poderá ser facilmente carregado em qualquer aparelho recarregador disponível.
Redução de latência
Botão de compartilhamento
Um dos trunfos que Ryan criou foi o botão dedicado ao compartilhamento. Segundo ele, jogar é muito importante para manter-se conectado aos amigos. Sendo assim, ele criou este botão para que o jogador sinta-se mais tentado a criar e postar mais sobre o conteúdo que está jogando. Capturar e compartilhar não pode ser algo obstrutivo, sendo assim, o botão lhe confere mais rapidez, eliminando quaisquer menus que possam haver.
Ainda temos muito chão até o fim do ano, que ocorrerá o lançamento do console. Muitos eventos podem acontecer nesse período e estaremos mais atentos aos movimentos da Microsoft, pra trazer pra vocês os detalhes dessa nova máquina que “come monstros no café da manhã“.