Há algumas semanas atrás, a Microsoft havia revelado os detalhes do Xbox Series X, o seu próximo e poderoso console. Hoje, a empresa mergulhou nesses detalhes nos oferecendo mais informações sobre a máquina.
Redefinindo o termo poder para consoles – Melhorias para gráficos e framerate
O artigo inicia explicando que cada geração possui sua maneira de definir o poder. Enquanto em gerações passadas o que determinava isso era a inovação gráfica, como a transição de 8 bits para 16 bits, 2D para 3D, SD para HD e, finalmente, para 4K. Agora, os jogadores também pedem por mais fidelidade visual, e isso não se trata apenas de resolução, mas um framerate (fps) mais alto e uma entrada mais responsiva e precisa. Esse é o primeiro pilar do Xbox Series X. A equipe buscou criar um console que pudesse rodar jogos em 4K a 60 fps sem comprometer os desenvolvedores, mas também ir além, para que também pudessem ter suporte para 120 fps.
Para tornar isso realidade, a Microsoft fortaleceu sua parceria de longo prazo com a AMD, que está com o Xbox há mais de 15 anos. A escolha foi pela GPU 8 core AMD Zen 2 CPU and an RDNA 2-class, que faz parte do conjunto do poder que torna o console um playground para a inovação técnica. Esse tipo de arquitetura oferece um novo nível de desempenho que permite que os desenvolvedores criem experiências realistas e imersivas como nunca vimos antes. Segundo a AMD, o Xbox Series X será o maior salto de geração de SOC [System on a Chip] e design de API que já fizeram com a Microsoft, e o console será um farol de liderança em inovação técnica para a nova geração de console.
Confira os detalhes:
Uma das tecnologias que estão mais em evidência na atualidade é o RayTracing, e o recurso estará presente no Xbox Series X com o DirectX Raytracing acelerado por hardware. A tecnologia permite que os jogos apresentem iluminação, sombras e reflexos aprimorados, além de acústica mais realista e áudio espacial, perimitindo a criação de mundos mais precisos fisicamente. Um belo exemplo de como o RayTracing possui um grande impacto em um jogo é essa demonstração feita no jogo Minecraft.
O Xbox Series X também tem como foco oferecer uma novo nível para velocidade dos jogos e a maneira como os jogadores iniciam a sua jogatina, sendo mais rápida do que nunca. E é isso que iremos ver no tópico seguinte.
Um novo nível para velocidade e imersão
O segundo pilar do Xbox Series X será a velocidade, com o compromisso de garantir que os jogadores passem mais tempo jogando e menos tempo esperando. O primeiro passo para isso foi a escolha de um SSD (solid-state drive), que é a mais nova tecnologia de armazenamento, e é considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele oferece uma velocidade sem igual para o mundo dos games. Com isso, um dos benefícios mais notáveis será no tempo de carregamento, que será bastante reduzido graças ao poder de processamento do console.
Essa é uma área que a Microsoft diz que realmente quer inovar, mas eles não querem que isso tenha reflexo apenas para um carregamento mais rápido dos seus jogos, mas em todo o ecossistema do Xbox Series X. Para isso, foi criada a Xbox Velocity Architecture, uma das partes mais inovadoras do novo console. Essa nova arquitetura oferece uma combinação de hardware personalizado e profunda integração de software, que permite que os desenvolvedores melhorem radicalmente o fluxo de ativos e multipliquem efetivamente a memória disponível. Isso permitirá mundos mais ricos, vivos e dinâmicos, o que promete ser diferente de tudo que já foi visto antes. A arquitetura Xbox Velocity terá tempos de carregamento mínimos, mas não se trata apenas disso, pois promete revolucionar a maneira como os jogos podem oferecer mundos muito maiores e mais atraentes, algo que deve ter um impacto sem igual para os grandes jogos de mundo aberto.
Também existe a nova tecnologia do Quick Resume (resumo rápido) do qual já falamos em outras ocasiões, e que permitirá que os jogadores possam retomar instantaneamente não apenas ao último jogo que jogou, como acontece no Xbox One, mas isso será estendido para vários jogos com o pressionar de apenas um botão. E isso permanece mesmo após desligar totalmente o console.
E a velocidade também se estende ao controle, pois o Xbox Series X também terá uma otimização de latência, oferecendo uma experiência mais precisa e responsiva, algo crucial para os jogadores mais competitivos. O time do Xbox se desafiou para identificar todas as oportunidades que existiam para reduzir ainda mais a latência e fornecer a melhor experiência para os jogadores no Xbox. Para tal foi criada a tecnologia Dynamic Latency Input (DLI), que além de ajudar a moldar a especificação HDMI 2.1, também adiciona novos recursos centrados em jogos, como suporte para 120 hz, taxa de atualização variável (VRR) e modo automático de baixa latência (ALLM). A equipe também trabalha com os principais fabricantes de TV do setor nos últimos dois anos para garantir que o ecossistema de telas esteja pronto para os recursos que serão lançados junto com o Xbox Series X. Todo um pacote que contribui para uma experiência profundamente mais responsiva.
A retrocompatibilidade continua com a nova geração
Por fim, temos o terceiro pilar do Xbox Series X que é a retrocompatibilidade. O hardware aprimorado do console permite que os jogos compatíveis com versões anteriores, se beneficiem de melhores tempos de inicialização e carregamento, taxas de quadros mais estáveis, resoluções mais altas e qualidade de imagem aprimorada. A equipe de compatibilidade também segue trabalhando para criar técnicas e inovações inteiramente novas, que serão cruciais para expandir o catálogo de jogos existentes do Xbox Original e Xbox 360 que rodarão na nova máquina.
Quanto aos jogos do Xbox One, todos eles avançam com você, assim como os acessórios, saves e a progressão. Dessa forma, todo o seu legado de jogos avança com você para a próxima geração. Além disso, a equipe também projetou o sistema para permitir o multiplayer entre gerações, além de introduzir novos recursos, como o Smart Delivery, que garante que você só precise comprar um título uma vez, sabendo que obterá a melhor versão do título em qualquer Console Xbox em que você escolhe jogar. Isso permitirá que os jogadores se movam sem problemas entre vários consoles e gerações.
Uma máquina e tanto, não acham?
Agora só nos resta aguardar pela chegada do Xbox Series X, que ocorre no final de 2020. Mais detalhes devem ser compartilhado nos próximos meses.