O site Metacritic, reconhecido por juntar todas as notas dadas a jogos (filmes e seriados também) e criar sobre eles uma média geral, fez uma listagem sobre as melhores publicadoras de 2019. É um processo bem criterioso que usa de algumas métricas um pouco complicadas.
Seguindo os critérios, a melhor do ano de 2019 foi a 505 Games, despontando no primeiro lugar. A 505 Games trouxe jogos bem avaliados na sua média, como Control, Bloodstained: Ritual of the Night e Indivisible. Enquanto isso, os cinco primeiros foram completados pela Activision Blizzard, Nintendo, Paradox Interactive e o vencedor de 2018, Capcom. Já as publicadoras que surpreenderam pelo seu baixo desempenho foram a Take-Two, em 12º, EA em 13º, Ubisoft em 14º, Sony em 22º e a Bethesda em 30º. A Microsoft assegurou um belo top 10 na lista, figurando em 7º.
Veja a lista abaixo com cada uma delas (a lista original vai até 40 colocados):
- 505 Games
- Activision Blizzard
- Nintendo
- Paradox Interactive
- Capcom
- Annapurna Interactive
- Xbox Game Studios
- Humble Bundle
- Square Enix
- Devolver Digital
- Focus Home Interactive
- Take-Two Interactive
- Electronic Arts
- Ubisoft
- Team17
- Spike Chunsoft
- Koei Tecmo Games
- Sega
- Bandai Namco Games
- Konami
- Idea Factory
- Sony
- PQube
- Xseed/Marvelous
- Tinybuild
- Iceberg Interactive
- Koch Media
- Digerati Distribution
- THQ Nordic
- Bethesda Softworks
Para mais detalhes de pontuação obtida individual, bem como da matemática utilizada para se chegar a pontuação gerada para o ranking, favor visitar o site oficial com a listagem.