Phil Spencer por várias vezes já tornou público que deseja estar mais presente no mercado japonês. Há varias rumores sobre uma compra de estúdio japonês, inclusive.
A Xbox Game Studios tem crescido em número de estúdios e os estúdios propriamente ditos, crescem em números de funcionários… mas ainda há uma deficiência com a criação e arte de origem japonesa.
Durante um podcast da Gamertag Radio, Phil Spencer falou sobre suas ambições com o Xbox Series X e citou algumas passagens sobre estúdios japoneses:
“Quando cheguei a este trabalho, comecei a ver que as third-parties estavam a passar ao lado da Xbox One e nem sequer lançavam jogos na plataforma. Para ser sincero, ainda existirão exemplos disso e todos eles me causam tristezar, mas o principal que queria fazer quando comecei nesta posição foi ir até ao Japão algumas vezes por ano para conversar com os responsáveis pelos estúdios, jogar os seus jogos e simplesmente dizer a eles que estou dedicado ao seu sucesso global.”
Para atingir ainda mais clientes, em larga escala, Phil Spencer pretende corrigir alguns erros cometidos no lançamento do Xbox One, em 2013:
“Faremos um trabalho muito melhor com este próximo lançamento e não esperaremos dez meses para lançar no Japão, como foi na última vez. Vamos ter a certeza que os nossos serviços como Game Pass e xCloud estão lá para as pessoas terem acesso.
Agora uma mensagem mais pessoal: Eu não sou muito fã de criações japonesas. Alguns Final Fantasy me chamam atenção sim mas o mercado japonês de jogos vai muito além. Mesmo eu particularmente não gostando da maioria dos jogos, sou defensor de “quanto mais melhor” e apoio incondicionalmente essa ‘luta’ que Phil Spencer está travando para trazer mais jogos japoneses ao console.