Em uma entrevista dada a um site voltado para tecnologia, Phil Spencer diz que Google e Amazon serão os competidores. Phil descarta Sony e Nintendo em criarem uma infraestrutura para jogos em nuvem, que poderia desafiar Microsoft, Google e Amazon.
“Quando falamos sobre Nintendo e Sony, temos muito respeito por eles, mas vemos a Amazon e o Google como os principais concorrentes daqui para frente. Isso não é desrespeito a Nintendo e Sony, mas as empresas tradicionais de jogos estão um pouco fora desta posição. Acho que eles poderiam tentar “recriar” algo como o Azure, mas investimos dezenas de bilhões de dólares em nuvem ao longo dos anos”
Com a mensagem acima, Phil deixa claro que a Microsoft investiu muito para obter os resultados hoje. O Project xCloud é uma realidade e está muito a frente de seu tempo. Mesmo em fase “beta”, o modelo já demonstrou competência e está arrancando elogios dos usuários.
Phil Spencer já disse anteriormente que, a indústria de jogos não é sobre “quantos consoles você vende” e ressalta que não está interessado em uma guerra com Sony e Nintendo, mirando em algo muito maior:
“Eu não quero brigar com esses caras, enquanto a Amazon e o Google estão se concentrando em como levar os jogos a 7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Em última análise, esse é o objetivo”
A Microsoft já fez uma parceria com a Sony no passado, oferecendo o Azure para hospedar os serviços online da Sony. Os jogos em nuvem podem parecer um futuro distante mas Phil Spencer já está preparado para ela.