A Realidade Virtual ou VR tem caminhando lentamente nos últimos anos, mas ainda sim vem recebendo novos jogos e aparelhos, mesmo ainda não sendo uma tecnologia que se popularizou entre os jogadores, seja pelo seu alto custo, seja pela falta de mais títulos que mostrem uma alta qualidade e que incitem a compra de algum tipo de óculos. A Microsoft chegou a namorar com a ideia do VR para o Xbox One X, com uma possível parceria com a Oculus Rift, mas a ideia não foi para frente. A empresa estuda o conceito de Realidade Aumentada com o HoloLens, mas ainda nem existe previsão de lançamento.
Há algum tempo atrás, Mike Nichols, responsável máximo pelo marketing da Microsoft, já havia dito que não há qualquer plano para trazer a tecnologia VR para a plataforma Xbox, e explicou que acreditam que o PC seja uma melhor plataforma para a tecnologia. Agora foi a vez de Phil Spencer, chefe do Xbox, explicar mais claramente o motivo de não focarem em VR para o Xbox Scarlett, o próximo console da empresa, e a resposta é bem simples: falta de interesse do público. Em entrevista ao site Stevivor, ele também ressalta que não gosta da experiência isolada que o VR proporciona ao jogador, pois acredita que os jogos devem ser feitos para unir as pessoas.
Eu tenho alguns problemas com a VR – ele é isolante e penso nos jogos como uma experiência comunitária. Estamos respondendo ao que nossos clientes estão pedindo e … ninguém está pedindo VR. A grande maioria dos nossos clientes sabe que se eles querem uma experiência em VR, há lugares para obtê-los. Vemos os volumes disso no PC e em outros lugares.
Eu acho que podemos chegar lá [eventualmente]. Mas sim, não é onde nosso foco está.
Em 2016, Phil Spencer se mostrava animado com a tecnologia e estava disposto a trazê-la para o Xbox, mas na ocasião também deixou claro que o VR ainda precisava amadurecer muito, pois os jogos não pareciam completos, mas passavam a impressão de serem demos e experiências. Pelo visto, a animação do chefe do Xbox desapareceu com o decorrer dos anos, e a falta de interesse do público do Xbox para com a tecnologia engavetou por um bom tempo a tentativa de trazer o VR para o console da Microsoft.
E vocês, possuem algum interesse em VR? Acha que a Microsoft deve trazer a tecnologia ou está certa em deixar de lado, pelo menos por enquanto?