Em agosto, nós noticiamos para vocês que Microsoft e DONTNOD (Life is Strange, Vampyr e Remember Me) estavam trabalhando juntas em um novo projeto para o Xbox Game Studios, com uma parceria semelhante a que realizada com Moon Studios, criadora do belíssimo Ori and The Blind Forest, onde existe um compromisso chamado de Microsoft First Party Developer, que apesar de ter seus jogos distribuídos e apoiados pela Microsoft, não se tratam de um dos estúdios internos da empresa.
O jogo em questão se trata de Tell Me Why, um jogo episódico onde a trama é situada em uma pequena cidade do Alasca, e coloca o jogador no centro de uma história misteriosa, íntima e real, onde os gêmeos Tyler e Alyson Ronan usam seu vínculo extraordinário para desvendar memórias de uma infância amorosa, mas problemática. O título foi anunciado hoje durante o X019.
A Dontnod e a Microsoft, trabalharam juntas com a organização de defesa de mídia LGBTQ, GLAAD, para moldar Tyler como uma representação autêntica da experiência trans, além de um caráter genuíno e multidimensional. Tyler também é o primeiro herói de videogame jogável de um grande estúdio que é transgênero.
A história de Tell Me Why é composta por três capítulos que serão lançados no inverno de 2020, sem um espaçamento muito grande entre cada um deles, pois o estúdio concordou com a reclamação dos fãs de que muito tempo entre um episódio e outro atrapalha o engajamento com a narrativa.
Tell Me Why chega ao Xbox One e PC via Xbox Game Pass, além de também ter seu lançamento confirmado para Microsoft Store e Steam.