Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 já havia mostrado todos os seis clãs que ele terá em sua jornada, com cinco principais (Brujah,Tremere, Toreador, Ventrue e Malkavian), e um introdutório (Thinblood). Agora o jogo começa a apresentar as suas Facções, que se tratam de cinco grandes grupos de vampiros, onde diferentes clãs coexistem sob uma única bandeira para disputar o controle de Seattle. Cada Facção terá sua própria história, características e motivações, e o jogador deverá escolher com qual delas irá se unir, mas sempre levando em consideração que suas escolhas terão consequências.
Três delas foram reveladas, e vamos conhecer um pouco de cada um desses grupos:
- The Pionners – os primeiros a se estabelecer em Seattle e a governá-la. No entanto, viram o controle escapar ao longo dos anos e estão cada vez mais descontentes com a quantidade de pessoas de fora que entraram e exploram seu território. Na moderna cidade, o outrora poderoso grupo, parece ter caído na irrelevância, mas ainda reúne indivíduos de diferentes clãs, unidos por sua noção idealista e romântica de Seattle como a última fronteira. Costumam fazer parte dessa facção os madeireiros, pescadores, contrabandistas, famílias antigas com dinheiro, músicos e artistas.
- The Camarilla – Seattle se tornou uma das maiores cidades do mundo para tecnologia e negócios, e os membros da Camarilla conseguiram dominar as conexões com bilionários de tecnologia e banqueiros de investimento. Embora nem todos os vampiros da cidade aceitem esse grupo, eles reconhecem seu poder sobre a cidade. Costumam fazer parte dessa facção CEOs, magnatas do software, banqueiros, capitalistas de risco, políticos e outros membros da elite empresarial.
- The Baron – essa facção é conhecida por conquistar os destituídos da cidade, aqueles que são desafiadores e estão desesperados. O lider então os transforma em uma força cruel e disciplinada, que coloca suas mãos em todos os negócios obscuros, guardando favores e defendendo brutalmente seus interesses comerciais. Ninguém gosta do Barão e do seu povo, mas são uma grande força a ser temida. Promoção e poder surgem rapidamente nessa organização, todos são bem-vindos, basta suportar o trabalho.
Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, continua a saga do seu primeiro jogo, lançado em 2004, e chegará também aos consoles dessa vez, com o Xbox One confirmado como uma das plataformas. O jogo da Handsuit Labs se trata de um RPG baseado no aclamado jogo de mesa e papel do universo de World of Darkness, e promete uma narrativa reativa, combate corpo-a-corpo acelerado e personagens intrigantes com seus próprios motivos ocultos.
O jogo já estava sendo desenvolvido em segredo nos últimos anos e está previsto para ser lançado no início de 2020.