É inegável o impacto do Xbox Game Pass no mercado mundial de jogos, o serviço da Microsoft não só agregou um valor gigantesco a marca Xbox nos consoles, e mais recentemente no PC, como também fez com que os jogadores tivessem acesso a mais de 100 jogos pagando apenas um valor mensal. Mas algumas pessoas ainda indagam se toda essa visibilidade também é positiva para os estúdios, pois seus jogos estão sendo acessados por um grande público através do serviço, mas não estão sendo comprados diretamente.
O estúdio No More Robots, através do seu fundador Mike Rose, explica que o Xbox Game Pass foi crucial para o sucesso e visibilidade do seu jogo Descenders, que foi jogado por mais de 600 mil jogadores e ainda teve um inesperado crescimento nas vendas, pois ele revela que elas quadruplicaram após sua chegada ao serviço.
A entrevista foi cedida ao site gamesindustry.biz, e ele exalta importância do Xbox Game Pass para as vendas e divulgação do seu jogo:
Desde que Descenders saiu no Game Pass, aconteceu algo que eu não sabia que aconteceria. Eu tinha assumido que: por que alguém compraria o jogo quando pudesse literalmente vê-lo no Game Pass? Nós estávamos tipo, devemos fazer essa coisa do Game Pass? Mas nós fizemos isso, e o 1.0 saiu, e eu acho que o lançamento foi cerca de três vezes maior do que o lançamento que havíamos feito no Steam Early Access … Você poderia dizer que foi por que eu estava colocando o multiplayer, ou que não estava mais em acesso antecipado, e então, por isso, mais pessoas compraram. Mas a maior surpresa para mim foi o Game Pass.
Soou como besteira, certo? Estranhamente, é verdade. Isso me surpreendeu.
Estar no Game Pass significa que você basicamente tem uma participação constante no Xbox. Seu jogo está na dashboard o tempo todo … As pessoas estão vendo o nosso jogo todos os dias. E por causa disso, durante o mês de lançamento, nossas vendas no Xbox – e nós não fizemos nenhum desconto ou algo assim – quadruplicaram, e agora já se estabeleceu em cerca de três vezes mais do que antes. É essencialmente um anúncio; um anúncio direto. E agora o Xbox está perguntando: ‘Ah, podemos apresentar Descenders em mais publicidade do Game Pass?’ Sim você pode. Claro que você pode.
São informações bem interessantes sobre o formato do Xbox Game Pass, que se mostra muito vantajoso para os jogadores e para a Microsoft, e agora sabemos que também possui um impacto muito positivo para os estúdios que inserem seus jogos no serviço.
Para quem não sabe, no Xbox Game Pass você pode baixar os jogos e jogá-los enquanto for assinante do serviço e enquanto eles estiverem disponíveis no catálogo. Enquanto eles estiverem disponíveis, os assinantes podem comprá-los com um desconto exclusivo e torná-los parte de sua biblioteca permanente.
O valor da assinatura mensal é de R$ 29,00. Vale lembrar que o Xbox Game Pass Ultimate, o pacote do Game Pass com a Xbox Live Gold, já está disponível, e o primeiro mês pode ser assinado por apenas R$ 1 e também dá acesso ao serviço para PC.