Ícone do site Xbox Power

Project xCloud irá ampliar mercado de jogos do Xbox para África e Índia

O Project xCloud recebeu alguns pequenos detalhes adicionais na E3 2019, sabemos agora que os proprietários de consoles Xbox poderão usar seu próprio console para transmitir seus jogos gratuitamente, sem qualquer taxa anexada. No entanto, o diferencial da Microsoft com o Project xCloud é ampliar o mercado total de jogos do Xbox.

Em entrevista ao site GamesIndustry após a apresentação da última E3, Phil Spencer apontou para territórios inexplorados como África e Índia como áreas onde os consoles não vendem bem, ao contrário dos smartphones. Assim, o Project xCloud pode ser a maneira perfeita de fazer com que esses jogadores joguem os títulos do Xbox.

Sabemos que os primeiros clientes do xCloud serão jogadores que possuem um console Xbox. Será algo como “Ah, quero jogar meu Xbox quando estiver ausente”. No mês passado, Catherine (Gluckstein, chefe de equipe/estratégia) e eu estávamos na África. Não há muitos consoles na África. 1,2 bilhões de pessoas no continente africano. Eles conhecem Fortnite, conhecem Halo, conhecem Gears of War. Eles só não tem o console.

Há jogadores lá, mas o dispositivo que eles têm é um smartphone Android. Então, hoje eles estão por fora daquilo que é uma E3, por exemplo, por causa da capacidade daquilo que têm em mãos.

Quando penso nos dois bilhões de jogadores em todo o mundo, que triplicou nas duas últimas décadas, penso realmente em como atendemos os dois bilhões que jogam hoje com o máximo de conteúdo e serviços que podemos oferecer, mas que também chegue em lugares como a África.

Eu estava olhando para alguns dos números de PUBG Mobile na Índia e eles são gigantes, eles tiveram 100 milhões de downloads ou algo parecido. Você vê esses mercados onde os jogos podem crescer para os próximos dois bilhões ou até mais… Existem sete bilhões de pessoas no planeta. Para mim, acho que todos deveriam jogar videogame”

A maior incógnita em torno do streaming de jogos via nuvem continua sendo a qualidade da experiência, que será em grande parte determinada pela latência. Já houveram testes em ambientes fechados com resultados positivos.

O Project xCloud deve começar os testes públicos ainda este ano, portanto, não estamos muito longe de ver como esse serviço funcionará na prática.

Sair da versão mobile