Muito era especulado durante os últimos meses sobre a Microsoft estar trabalhando na sua nova geração de consoles, e conforme já era esperado, a revelação ocorreu durante a conferência do Xbox na E3 2019. Phil Spencer apresentou o Project Scarlett, um novo console que está sendo desenvolvido pelas equipes responsáveis por sucessos como o Xbox One X e a retrocompatibilidade, com o objetivo de oferecer um dispositivo avançado, sendo construído e otimizado para uma experiência única nos jogos, que promete ser 4 vezes mais potente que o Xbox One X.
Project Scarlett promete definir um novo padrão para potência, velocidade e desempenho nos consoles. Ele oferecerá um novo nível de imersão, sendo alimentado por um processador personalizado, aproveitando as mais recentes arquiteturas Zen 2 e Radeon RDNA da AMD. O console ainda terá uma memória GDDR6 de alta largura de banda e uma unidade SSD de próxima geração. A Microsoft ainda revelou que a máquina terá Raytracing acelerado por hardware, taxa de atualização variável, capacidade de 8K e entrada de latência ultra baixa. A ideia é oferecer aos desenvolvedores todo o poder de que necessitam para dar vida às suas visões criativas, e assim trazer um novo nível de fidelidade e precisão nunca antes visto nos jogos de console.
Introducing Project Scarlett:
🔴 Native 4K at 60 FPS, up to 120 FPS
🔴 Next gen SSD = 40x faster than current consoles
🔴 Hardware accelerated ray tracing
🔴 Games, accessories and career come with you
🔴 8K capableComing holiday 2020. More: https://t.co/2dmZXanWQz #XboxE3 pic.twitter.com/PRvGTHdyK7
— Xbox ➡️ E3 (@Xbox) June 9, 2019
A empresa deixou claro que continua com o seu compromisso voltado para a compatibilidade, garantindo que os seus acessórios e sua história no Xbox também avancem com você, podendo assim carregar milhares de jogos de quatro gerações de consoles, que terão melhor aparência no Project Scarlett.
O novo e poderoso console será lançado no final de 2020, junto com Halo Infinite.