Em uma recente entrevista para o site Game Informer, os desenvolvedores falaram mais sobre a jogabilidade shooter e identificamos que The Outer Worlds irá usar sistema parecido com VATS, usado na franquia Fallout.
O sistema desacelera o tempo dando ao jogador a habilidade de mirar com maior precisão nas partes que interessam do inimigo, seja ela cabeça, tronco ou membros. O desenvolvedor o chama de TTD, Tactical Time Dilatation. A maior diferença do TTD pro VATS é que o tempo não para por completo e você precisa mover a retícula para então efetuar os disparos. Uma vez que o jogador se movimenta, o tempo acelera novamente.
Tim Cain e Charles Staples falaram sobre isso na entrevista:
“Você pode retardar o tempo e se mover, atirar. É uma maneira de você se comportar taticamente em combate se não for um bom jogador de FPS. Mas os bons jogadores ainda vão usá-lo porque ele oferece efeitos de status bônus, dependendo da parte do inimigo que acertar.
No começo, tínhamos o TTD agindo lentamente o tempo todo e apenas drenávamos a uma taxa constante. Ele drenou muito rápido. Em seguida, equilibramos isso para que, se você apenas olhar em volta, você terá muito tempo até esgotar o TTD. Movendo-se ele irá esgotar um pouco mais rápido. Quando você começa a tomar uma ação específica, é quando irá esgotar mais rápido.
Há muitas opções para os jogadores logo de início do jogo”
A semelhança entre os modos pode vir do fato da produtora Obsidian, ter feito também Fallout New Vegas.
Para mais detalhes sobre The Outer Worlds, clique aqui.