Bonnie Ross é uma veterana na indústria dos jogos, e hoje lidera uma das maiores empresas do mundo, a 343 Industries, responsável pela aclamada franquia Halo, e também é vice-Presidente Corporativo da Microsoft.
Por todo o seu trabalho e sua dedicação em prol da tecnologia e sua acessibilidade, ela será adicionada ao Hall da fama da Academy of Interactive Arts & Sciences. A premiação acontecerá em fevereiro de 2019, onde ela receberá a premiação através de Phil Spencer, o chefe da marca Xbox.
Meggan Scavio, presidente da Academy of Interactive Arts & Sciences, fala sobre a escolha de Ross:
Foi graças à visão de Bonnie para combinar arte e tecnologia que permitiu o universo de Halo florescer dentro de tantos meios diferentes e plataformas. Que, juntamente com sua profunda paixão por expandir a diversidade nos jogos e incentivar a educação STEM entre as mulheres, assim como todos os jovens, é verdadeiramente inspiradora. Seu legado e liderança positivos ajudaram a promover o entretenimento interativo e afetarão os criadores de jogos e aspirantes a criadores de jogos para as gerações futuras.
Bonnie Ross começou sua carreira em 1994, quando a Microsoft criou uma divisão de jogos de esportes para PC, depois ela foi crescendo e trabalhou em jogos como Counter-Strike (Xbox), Dungeon Siege, Fuzion Frenzy, Gears of War, Jade Empire, Mass Effect, NBA: Inside Drive, Pandora’s Box, Psychonauts e Zoo Tycoon. Mas foi em 2007 que ela tomou parte do grande projeto da sua vida: a franquia Halo.
Ela fundou a 343 Industries e agarrou a responsabilidade de continuar o trabalho da Bungie, e manter o crescimento e a expansão da franquia Halo, além de impulsionar a inovação nas plataformas da Microsoft. Assim ela trabalhou diretamente nos jogos Halo 3: ODST, Halo: Reach,Halo: Combat Evolved Anniversary, Halo: Spartan Assault, Halo: Spartan Strike,Halo 4, Halo: The Master Chief Collection, Halo 5: Guardians, Halo Wars 2, Halo: Fireteam Raven, e está trabalhando agora no vindouro Halo Infinite.
Phil Spencer também, fala um pouco sobre sua convivência com Ross e sua importância para a Microsoft:
É um privilégio trabalhar ao lado de Bonnie por mais de duas décadas, e eu tenho ficado continuamente impressionado não apenas pela paixão dela por fundir arte e contar histórias, mas também por sua paixão por criar equipes e avanços técnicos; fundações sólidas que definirão a direção do Halo e do Xbox nos próximos anos. A permanência de Bonnie na Microsoft é mais do que apenas um modelo para aspirantes a criadores de jogos, é uma prova do conceito de reunir vozes talentosas e diversificadas em torno de uma visão compartilhada e apaixonada, que pode desencadear mundos, maravilhas e lendas que definem entretenimento por gerações.
Parabéns Bonnie Ross!