Phil Spencer, o chefe do Xbox, sempre deixou claro o quanto ele e sua equipe são empenhados em escutar e atender, da melhor maneira possível, os jogadores da Comunidade Xbox, para ele isso é essencial para melhorar a plataforma a cada dia. Durante uma Livestream no Mixer, ele falou sobre a importância de eventos como a E3 e o XO para estreitar essa relação com os jogadores, não apenas mostrando seus jogos para eles, mas pegando o seu feedback e sentindo como estão vendo o trabalho realizado na divisão de games da Microsoft.
Confira o que ele disse sobre o assunto, primeiro sobre E3, que é o maior evento de games do mundo (via Twinfinite):
Para nós a E3 é um evento muito interessante. Quando eu penso sobre isso, quando eu era jovem, a E3 era sobre varejistas que vinham e tentavam descobrir quantos cartuchos eles comprariam para os feriados. Que é quando as coisas se esgotam. Eles iriam para a E3 tentando descobrir quais eram os jogos de sucesso… Então, de repente, os varejistas queriam a imprensa para ver o que estavam escrevendo porque eles confiavam na imprensa, o que faz sentido. Então a E3 passou de um show de varejo para um show de imprensa e varejo.
Agora eu diria que a maioria dos nossos esforços e o motivo pelo qual gostamos da E3 do jeito que fazemos, é podemos fazer da nossa maneira… Só achamos que é uma maneira incrível e francamente conveniente para os fãs experimentarem videogames. Acho que fazemos isso porque é uma celebração… Para as pessoas chegarem a um lugar e apenas compartilharem seu amor pelos videogames.
Minha esperança é que a E3 continue a crescer. Eu acho que vai mudar de alguma forma, mas eu olho para todos esses eventos como XO, E3, o FanFest, o que nós fazemos na Gamescom… Enquanto nós estávamos fazendo a fanfest na Cidade do México, nós também tivemos uma em Milão acontecendo ao mesmo tempo. Podemos alcançar os varejistas, podemos alcançar a imprensa de muitas maneiras diferentes…
Ele então ressalta a importância de eventos como o XO, para poder medir o grau de satisfação da sua comunidade de jogadores, e já avisa que pretende fazer outro evento desse tipo em 2019:
Eu diria que estamos aprendendo. Eu vi alguns comentários sobre ‘Ei, teria sido ótimo se vocês tivessem um novo jogo para anunciar’. É sempre bom anunciar novos jogos e eu concordo com isso. Estou muito comprometido com o XO e reafirmo isso como parte de uma de nossas conexões com nossos fãs e nossa comunidade. Como qualquer coisa, você faz alguma coisa, aprende e cresce dela. O que eu diria é que estamos comprometidos com isso.
Nós não anunciamos nada sobre o próximo ano, mas posso dizer que estamos muito felizes com o XO este ano e como foi, e queremos fazer isso novamente.
Esse direcionamento da Microsoft é algo realmente inspirador e animador para os fãs do Xbox, pois mostra o comprometimento da empresa em ouvir seus usuários e dar voz a eles, sempre buscando melhorar sua plataforma.