No ano passado, a Remedy Entertainment passou por diversos problemas para poder manter o jogo Alan Wake nas lojas digitais, pois a licença das músicas contidas no jogo havia expirado e eles não estavam conseguindo renegociá-las. Um pouco depois o estúdio havia conseguido trazer o jogo de volta, mas teve que retirá-lo novamente.
Pois parece que a novela chegou ao fim, pois a Remedy anunciou que, graças a ajuda da Microsoft, conseguiu renegociar os direitos das músicas tocadas em Alan Wake e que o jogo irá retornar as lojas, já podendo ser comprado novamente na Steam.
Big thanks to our partner and Alan Wake’s publishers @Microsoft who were able to renegotiate the rights to the licensed music in Alan Wake, so that the game can be sold again.
— Remedy Entertainment (@remedygames) 25 de outubro de 2018
Grande agradecimento ao nosso parceiro e editor de Alan Wake @Microsoft que foram capazes de renegociar os direitos da música licenciada em Alan Wake, para que o jogo pode ser vendido novamente.
E o estúdio já adiantou que a loja do Xbox também irá recebê-lo de volta em breve:
It’ll be back on Xbox. When? Very soon! That’s all we can say for now. https://t.co/ACG1h1C9DE
— Remedy Entertainment (@remedygames) 25 de outubro de 2018
Estará de volta no Xbox. Quando? Muito em breve! Isso é tudo o que podemos dizer por agora.
Para quem não entendeu a situação, muitos jogos utilizam músicas de cantores e bandas, e o direito para reproduzir esse conteúdo possui um prazo. Em alguns casos existem grandes dificuldades para renegociar as licenças das músicas. Quando não chegam em um acordo, os direitos legais terminam e o jogo precisa ser retirado da loja.
Assim que Alan Wake retornar a loja do Xbox One iremos atualizar essa postagem.