Quando The Culling 2 foi anunciado muitos ficaram com um pé atrás, pois se trata de uma continuação do primeiro jogo, que também não foi muito bem e teve o seu desenvolvimento encerrado ainda na fase Preview.
A continuação manteve o nome do primeiro, mas deixou de lado o que ele possuía de diferencial e simplesmente buscou seu lugar ao sol copiando os jogos que já fazem sucesso no gênero Battle Royale, como PUBG, por exemplo. O resultado foi que os jogadores não reagiram bem e ainda se mostraram muito insatisfeitos com a péssima qualidade técnica e o desempenho ruim do jogo, o que fez com que as vendas fossem quase nulas e com um feedback muito negativo.
Percebendo que não havia salvação para o seu jogo o estúdio Xaviant decidiu cancelar de vez The Culling 2, retirá-lo das lojas e desligar os servidores.
A equipe do jogo reconhece que foi um passo errado e que estão retomando o desenvolvimento do primeiro jogo, que será free to play.
A ideia inicial de The Culling era ser um jogo focado em batalhas sangrentas pela sobrevivência entre 16 jogadores, com uma temática que lembra muito o que vimos nos filmes da saga Jogos Vorazes, mas também possui grande inspiração em outros filmes como Battle Royale e Running Man.
Vamos torcer para que o estúdio encontre o seu caminho e consiga criar o jogo que sempre desejaram.