Durante sua conferência na E3 2018 a Microsoft anunciou 5 novos estúdios para o portfólio da Microsoft Studios, que agora contam com 11 empresas. Uma das aquisições se trata da Playground Games, que já é uma velha conhecida dos jogadores do Xbox devido ao seu excepcional trabalho com a franquia Forza Horizon.
Em entrevista ao site GamesIndustry, o diretor criativo da Playground Games, Ralph Fulton, fala mais sobre esse novo momento do estúdio e se mostra bem confiante para os próximos projetos, pois com todo o suporte que terão da Microsoft irão poder mostrar todo o potencial criativo e técnico da sua equipe.
Tivemos esse incrível relacionamento com a Microsoft, mas sempre fomos terceiros. Essa independência significou que há certas coisas que a Microsoft não poderia compartilhar conosco ou que não podíamos trabalhar juntos. Uma das oportunidades reais do nosso novo status como um estúdio First Party é estar por dentro de todas as coisas que o Xbox está fazendo para levar os jogos adiante. Estamos muito empolgados com a visão de Matt Booty [diretor da Microsoft Studios]para os First Party. Estar por dentro disso nos permitirá fazer mais.
Eu realmente acredito que o nosso melhor ainda está por vir por causa disso. Queremos fazer os melhores jogos, queremos alcançar os maiores públicos. O Xbox nos permite fazer isso, e acho que podemos fazer mais e ser ainda mais bem-sucedidos como parte da família e como parte do Xbox.
Matt Booty, chefe da Microsoft Studios, também fala em entrevista ao site Polygon, sobre a decisão de comprar a Playground Games:
Estávamos procurando por pessoas e equipes que realmente tivessem experiência na criação de jogos e com um ponto de vista muito criativo. Em alguns casos, como no Playground, é um estúdio com o qual trabalhamos por seis ou sete anos. E ele foi um estúdio que realmente conseguiu fazer algo muito difícil. Eles fizeram uma parceria com a Turn 10 para expandir uma franquia já existente. Eles fizeram isso de uma maneira que é super verdadeira para a série Forza, e fizeram Forza Horizon, que tem sua própria identidade, seu próprio tipo de jogabilidade, mas ainda fica lado a lado com o Forza Motorsport. E eles fizeram isso de uma maneira que eles poderiam alternar a cada dois anos com os lançamentos do Forza Motorsport e reduzir os ciclos de produção. E isso é difícil de fazer.
Quando penso na Playground, penso na excelência operacional e na capacidade de fazer parceria entre nossas equipes. Agora, trazendo-os para a família Microsoft Studios, podemos dar-lhes mais apoio, mais incentivo, mais latitude, e é por isso que Phil falou hoje que vamos encorajá-los a usar sua expertise em um mundo aberto para perseguir um novo jogo do qual ainda não falamos.
Além da já consolidada e aclamada franquia Forza Horizon, que lança seu quarto jogo ainda esse ano, o estúdio também está criando um Action RPG em mundo aberto, que ainda não teve nenhum detalhe revelado, mas muitos apostam que se trata de um novo jogo da franquia Fable.