Ícone do site Xbox Power

Estúdio de Black Desert Online fala da facilidade de desenvolver para o Xbox One

Depois de um longo período sem atualizar os jogadores sobre a versão de Black Desert Online para o Xbox One, a Pearl Abyss liberou dias notas dos desenvolvedores que oferecem mais detalhes sobre a criação dessa versão do jogo para os consoles. A primeira nota foi escrita por Gwang-sam Kim, que é o produtor principal do jogo.

Ele fala sobre o desafio de fazer o gameplay de Black Desert Online permanecer agradável com o uso de controles, sem retirar nenhum tipo de mecânica de gameplay para os jogadores do Xbox One. Para isso, tiveram que encontrar uma solução mais criativa esse problema, que foi resolvido com a adição do menu radial, que permitiu inserir diversas opções e funções diferentes no D-Pad, liberando muito espaço. Também será possível customizar os botões do controle.

Ele avisa também que estão trabalhando duro na interface de usuário e no sistema de diálogos. As imagens abaixo mostram a trabalho atual do estúdio, mas ainda não se trata da versão final.

Já a segunda nota de desenvolvimento foca principalmente sobre o desafio de manter a qualidade de Black Desert Online no Xbox One. Os desenvolvedores revelam que ficaram espantados com a facilidade de trabalhar com a máquina da Microsoft, o que tem facilitado bastante a criação dessa versão do jogo.

Conseguir que o motor Black Desert funcione no Xbox One tem sido relativamente simples. Temos muita experiência com a arquitetura DX11 e, por sorte, o Xbox One usa o mesmo material. É claro que fazê-lo funcionar é apenas uma fração do nosso trabalho, e o restante do tempo é garantir que ele funcione bem. Claro, houve muitos desafios ao longo do caminho, com a revisão da interface do usuário sendo particularmente desafiadora. As velocidades de carregamento também foram particularmente interessantes, já que o jogo é muito pesado no carregamento, pois o mapa inteiro é uma zona, mas otimizamos tudo para que ele funcione bem.
No geral, o desenvolvimento do motor no Xbox One foi muito semelhante à nossa versão para PC. A única coisa que mais nos surpreendeu no desenvolvimento foi que, apesar de os PCs serem geralmente mais caros do que o Xbox One, a diferença entre eles não é tão grande. Ficamos muito impressionados com o que o Xbox pode oferecer com o seu preço. Projetar para o Xbox nos ensinou como extrair todos os recursos possíveis para garantir que nosso jogo seja bem executado e pretendemos usar toda a memória e os recursos que o Xbox One S e X fornecem.

Eles ainda revelam seus objetivos em relação à resolução e framerate para o console:

Nossas metas atuais de desempenho do jogo no Xbox One S e X são as seguintes: Xbox One S com 1080p 30fps e Xbox One X com 2160p 30fps. Nossas metas são facilmente alcançadas em campo aberto, mas em áreas de alta população temos tido alguma dificuldade em gerenciar esses números (principalmente grandes cidades). Ainda estamos trabalhando para otimizar o jogo, para que possamos oferecer uma melhor experiência para nossos usuários. Isso significa que esses números estão sujeitos a alterações. Temos visto muitas pessoas nas comunidades falarem sobre se você poderá ou não alterar as configurações gráficas. Embora existam algumas opções disponíveis, haverá consideravelmente menos opções na versão do Xbox.

Black Desert Online estava estava previsto para ser lançado no primeiro quarto de 2018 (entre janeiro e abril), mas ganhou uma nova previsão de lançamento, que passou o jogo para o segundo quarto do ano, ou seja, entre maio e agosto. O jogo estará presente na E3 2018 e mais informações, inclusive a data de lançamento, podem ser reveladas no evento.

Sair da versão mobile