OCTAHEDRON é um game de plataforma 2D com elementos de quebra-cabeça, desenvolvido pela Demimonde Games, no qual temos Marco, mais conhecido como Monomirror, como responsável pela criação, programação e arte do jogo, praticamente um “game de um homem só”. A Square Enix ficou responsável pela publicação, através do seu programa de curadoria de games independentes chamado Square Enix Collective.
O enredo está ali, mas também não está
Ao iniciarmos OCTAHEDRON, somos apresentados a uma bela introdução, produzida com uma aguada de nanquim e pequenas intervenções de pintura digital, onde o/a protagonista cai no estanho mundo de Veetragoul após tocar em um estranho artefato caleidoscópico. Devido ao fato da história ser narrada apenas com imagens, ele é de livre interpretação por parte do jogador fazendo com que o foco do game seja apenas o seu gameplay.
Achou molezinha, espera próxima fase
Através de seis mundos, sendo o ultimo composto for versões mais difíceis de algumas fases dos outros cinco, o jogador deve progredir de forma vertical em criando plataformas, do ponto mais baixo ao mais alto.
Existem coletáveis de dois tipos: oito partes de um octaedro, um poliedro que é composto de 6 vértices e 12 arestas, e 30 núcleos de luz, que podem ser adquiridos ao quebrar lâmpadas e destruir certos inimigos. Caso queira uma experiência mais simples em OCTAHEDRON, foque em coletar os 30 núcleos de luz, pois eles são indispensáveis para abrir passagem para o mundo seguinte e um novo tipo de plataforma.
Menos é mais
Os gráficos de OCTAHEDRON são extremamente minimalistas, dando espaço para que o uso das cores, para que o efeito neon ressalte a beleza geométrica dos detalhes em um mundo escuro. O comportamento do cenário, bem como o dos inimigos é ditado pela batida eletrônica que permeia quase toda a trilha do game, fazendo com que mesmo o jogador mais frustrado permanece interessado e superar os desafios do game e sua proposta psicodélica.
O jogo não possui legendas em português, mas também como quase não tem diálogo, tudo é passado ao jogador través de imagens, essa localização não faz falta. Os menus também estão em inglês, mas também é algo que não afeta o gameplay.
Opinião
Estaria mentindo, caso dissesse que OCTAHEDRON é uma experiência acessível a grande parte dos jogadores, as fases possuem inimigos e ritmo bem peculiares que farão você inevitavelmente morrer até que o padrão de movimento seja entendido, o que pode frustrar os jogadores mais casuais. Porém, se o seu perfil é daqueles que “come Cuphead no café”, “almoça Dark Souls” e “janta Battletoads“, pode vir sem medo pois terá uma experiência desafiante e fluída a 60 fps.
* Análise realizada em co-op com André Barrozo (GT: Sansufx), que realizou o gameplay do jogo e compartilhou conosco as suas impressões, bem como essa análise. Confira também o trabalho dele no Twitter.
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