Com o anúncio de que todos os jogos da Microsoft Studios, que fazem os jogos exclusivos para o Xbox One, serão lançados no Xbox Game Pass no mesmo dia dos seus lançamentos, a Microsoft conseguiu um maior interesse dos jogadores em assinar o serviço, que se tornou quase obrigatório para quem curte as produções originais da empresa.
Phil Spencer disse no Twitter, que isso não irá impactar apenas as jogatinas online, que terá uma maior base instalada nos jogos, mas também irá alavancar os jogos single player, pois poderá abrir oportunidades criativas para os desenvolvedores.
Ou seja, na visão de Spencer, o novo modelo do Xbox Game Pass não irá apenas trazer mais valor para quem assina o serviço, mas também deve impulsionar a criação de mais jogos exclusivos, principalmente os single player. Ele até fez uma leve analogia ao Netflix, que começou aos poucos introduzindo suas produções originais e que hoje em dia são a grande atração do serviço, com cada vez mais séries e filmes próprios de sucesso.
I see XGP as both. The value is pretty obvious for some. And the idea of a new model that could open up opportunities for creativity is where I think we’ll end up. Especially for SP games. That’s what the model has done in TV but it’s not an exact analogy.
— Phil Spencer (@XboxP3) 27 de janeiro de 2018
Vejo o Xbox Game Pass como ambos. O valor é bastante óbvio para alguns. E a idéia de um novo modelo que poderia abrir oportunidades para a criatividade é aonde eu penso que vamos chegar. Especialmente para jogos Single Player. Esse é o modelo feito na TV, mas não é uma analogia exata.
Além disso, Phil Spencer disse que sua meta não é apenas influenciar os estúdios internos, mas também ganhar o apoio dos desenvolvedores externos. Ele adianta que já existe grande interesse vindo dos produtores do ID@xbox, que é o programa da empresa que apoia estúdios independentes.
We have a lot of interest from studios who want to see how our recent announcement plays out. We’ll lead with our 1P but having XGP turn into a model for more studios is our a goal. And @iocat is a travelling machine…
— Phil Spencer (@XboxP3) 27 de janeiro de 2018
Temos muito interesse de estúdios que querem ver como o nosso recente anúncio irá funcionar. Nós lideraremos com o nosso firt party (exclusivos), mas o Xbox Game Pass transformar-se em um modelo para mais estúdios é o nosso objetivo. E @iocat(líder do ID@xbox) é uma máquina de viajar …
Muitos apostaram que esse novo modelo do Xbox Game Pass poderia desestimular os estúdios internos com suas criações, mas o que vemos é o oposto. A ideia é de que isso irá aumentar o intererese dos jogadores pelas produções originais e ainda pode levar a mais jogos de estúdios internos serem também lançados dentro do serviço.
Se fomos levar em consideração o grande sucesso da Closed beta de Sea of Thieves com o público e o seu grande aumento nas vendas, estando inclusive esgotado na Amazon, podemos concluir que a visão da Microsoft está correta e irá ditar como o mercado deve se mover daqui pra frente.