Metro Exodus é inspirado no best-seller “Metro 2035” de Dmitry Glukhovsky, e ocorre na sequência de um apocalipse nuclear, onde os sobreviventes tentam seguir com suas vidas, vivendo abrigadas no sistema de Metro de Moscou, na Rússia. Ele mistura de elementos RPG e jogabilidade densa de tiro.
Segundo o produtor do jogo, Jon Bloch, a história do novo jogo será maior do que dos jogos lançados anteriormente, incluindo os DLCs.
Para colocar isso em perspectiva, o script de Metro Exodus é maior do que o de Metro 2033 e Metro: Last Light combinados, incluindo todos os DLC. Aproximar-se de um acampamento de bandidos à noite pode ser vantajoso para um jogador mais furtivo, mas pode haver mais bandidos em torno com os quais terá que lidar. Escolher quando e como abordar diferentes situações terá efeitos mensuráveis sobre a experiência do jogador ao completar tarefas.
Metro Exodus promete dar ao jogador a liberdade de explorar a região selvagem russa em vastos níveis não-lineares e trazer uma história emocionante e épica. O jogo ainda não possui uma data de lançamento definida, mas é aguardado para o segundo semestre de 2018.