Ontem postamos que a EA anunciou que estava desligando, temporariamente, o sistema de microtransações de Star Wars Battlefront II, que estava claramente moldado para fornecer mais vantagens para quem investisse mais dinheiro no jogo. Agora, a progressão pode ser feita apenas através do gameplay.
Mas ao que parece a decisão não foi tomada pela EA, mas foi uma pressão realizada pela Disney, que é a proprietária da marca Star Wars. A informação foi revelada pelo repórter do Wall Street Journal, Ben Fritz, que cobre filmes e Disney para o jornal. Ele afirma que os executivos da Disney contataram a EA para entender o motivo do furor acerca de Battlefront II.
Bob Iger did not talk to EA's CEO. But he was upset about the "Star Wars: Battlefront II" microtransaction debacle and another exec, Jimmy Pitaro, expressed Disney's displeasure to EA. https://t.co/Q7L1a9fMoX
— Ben Fritz (@benfritz) November 17, 2017
O chefe de produtos de consumo da Disney e mídia interativa, Jimmy Pitaro, enviou uma carta à EA, descrevendo as preocupações da Disney e do presidente executivo, Bob Iger, com a forma como a EA estava lidando com o jogo e a percepção pública. E um dos pontos citados foi que muitos meios de comunicação começaram a confundir a licença Star Wars com jogos de azar, além de um sentimento geral de indignação. A Disney então se expressou abertamente sobre o seu descontentamento com a EA.
E as polêmicas com Star Wars Battlefront II não acabam.