Ícone do site Xbox Power

Ex-produtor da BioWare critica duramente comportamento da EA

Com certeza você já acompanhou diversas notícias sobre a EA fechando uma série de estúdios veteranos, como a Visceral, a criadora de Dead Space. Acredito que tenha visto também uma série de veteranos da BioWare abandonando o barco e deixando o estúdio. Agora um desses funcionários que saiu, decidiu abrir o bico e falar o que o motivou à abandonar a BioWare, que é um dos estúdio sobre o controle da EA.

Manveer Heir, ex-produtor da Bioware, falou em entrevista à radio Waypoint que a Electronic Arts só quer aumentar seus lucros e para tal está apenas apoiando jogos que facilitem essa arrecadação, por isso o grande foco em jogos de mundo aberto e no multiplayer, pois são gêneros que prendem o jogadores por mais tempo e também estimulam e incentivam as microtransações dentro do jogo.

Ele revelou que quando a EA colocou o multiplayer em Mass Effect 3 e teve tanto retorno, tanto que teve jogador gastando mais de mais de US$15 mil em cartas, eles viram que era algo lucrativo e quiseram colocar em todos os jogos, inclusive aqueles que nunca tiveram modo online, como Dragon Age. Desde então a narrativa ficou de lado, para dar mais espaço para sistemas que pudessem fazer o jogador gastar mais dinheiro em um jogo do que apenas comprá-lo.

Por que razão não podemos ter os dois tipos? Por que razão tem que ser um em vez do outro? A razão é que a EA e as outras grandes editoras apenas se preocupam em receber o máximo possível de um investimento. Eles não querem saber dos interesses dos jogadores, apenas se preocupam com aquilo pelo qual os jogadores estão dispostos a pagar. Geralmente, eles querem mais jogos em mundo aberto, pois conseguem monetizá-los melhor.

Manveer Heir, também diz que originalmente Mass Effect Andromeda estava sendo criado para ser algo linear como era o padrão da franquia, mas sofreu pressão da EA para que o jogo fosse de mundo aberto. O projeto teve que ser reiniciado várias vezes e a versão final do jogo tinha apenas dois anos e meio de desenvolvimento. Depois desse acontecimento, ele decidiu sair da BioWare e criar seu próprio estúdio.

Não se trata de um jogo tradicional vindo da BioWare, certo? Isso ignifica que os jogos lineares, AAA e focados no single-player na EA estão mortos, por agora.

São declarações duras, mas que retratam exatamente o atual momento no mercado de games, com jogos cada vez mais focados no online e nas microtransações e com a diminuição drástica de bons jogos com grandes experiências single-player.

Sair da versão mobile