Nas últimas semanas foi revelado que a Microsoft irá liberar em breve o suporte à teclado e mouse no Xbox One. Algo que poderia ser considerado bom e que viria para expandir as possibilidades no console, foi encarado de forma polêmica por alguns jogadores. Esses jogadores alegam que o suporte iria trazer desequilíbrio aos jogos multiplayer, principalmente os jogos de tiro.
Porém, algo que muitos esqueceram de considerar é que esse suporte veio por conta do crossplay que a microsoft está implementando em alguns jogos como Minecraft e Rocket League, e essa seria uma forma de igualar os jogadores do console com os de PC.
Outra coisa que muitos se esqueceram também é que já havia sido mencionado que caso mais desenvolvedoras quisessem colocar o suporte à teclado e mouse nos seus jogos poderiam fazê-lo, assim como colocar filtros para que se jogassem apenas com jogadores de teclado e mouse, controle ou ambos. A ideia é que os jogos possam separar os jogadores com base no controle que eles estão usando.
E foi exatamente o que Mike Ybarra esclareceu na entrevista abaixo, durante o PAX West 2017.
Confira:
Ele deixa claro que o suporte vai acontecer e que a escolha de como os filtros serão implementados será dos desenvolvedores. Mas também deixa claro que deve existir um filtro para que as jogatinas competitivas não se tornem injustas.
O primeiro jogo com suporte à teclado e mouse, no qual ele se refere no vídeo, será Minecraft, que já possui a opção para aqueles que estão jogando a beta do crossplay, que já está ocorrendo entre jogadores do Xbox One, Windows 10 e Android, por enquanto. A versão final do crossplay do jogo irá juntar as plataformas Xbox One, Windows 10, iOS, Android e Nintendo Switch.
Durante a beta existem listas de salas para mouse e teclado e listas de salas exclusivas para controles, algo que deve ser padrão para todos os jogos no futuro.
E vocês o que acham do suporte à teclado e mouse para o Xbox One?