O primeiro Star Wars Battlefront da DICE, recebeu fortes críticas por causa do seu Passe de Temporada caríssimo e que bloqueava a maior parte do melhor conteúdo do jogo para grande parte dos jogadores. Na E3 2017 a EA disse que ouviu sua comunidade de jogadores e que iria oferecer DLCs totalmente gratuitos em Star Wars Battlefront 2. Mas durante a fase de Beta fechada, que alguns jogadores convidados tiveram acesso, foi revelado um sistema de Loot Boxes que adicionam melhorias aos personagens e armas.
Até esse ponto tudo bem, pois as caixas podem ser ganhas simplesmente jogando o jogo, fazendo login diário, e assim por diante. O problema é que essas caixas também poderão ser adquiridas com dinheiro real, o que pode dar mais vantagens para aqueles que decidirem comprar mais caixas. Dentre os benefícios estão uma quantidade maior de pontos de vida, armas com poder de fogo aprimorado…
A EA tenta explicar o sistema:
Os jogadores vão ser recompensados jogando de forma regular de diferentes maneiras, o que inclui as caixas. Para aqueles que querem acelerar as recompensas, eles podem fazer isso comprando caixas com itens e recompensas randomizados.
Ainda é muito cedo para dizer se este sistema é pay-to-win, mas ele é polêmico, pois geralmente essas caixas oferecem recompensas meramente estéticas e não melhorias reais para o desempenho dos personagens.
Star Wars Battlefront 2 será lançado no dia 17 de novembro, mas os assinantes do EA Access terão acesso ao jogo já no dia 09 de novembro.