Não há como negar que Outlast é uma franquia com uma temática bastante pesada e com diversas partes muito polêmicas envolvendo religião e violência explícita. E parece que Outlast 2 está mais polêmico ainda.
A Austrália já possui um histórico de ser bem rigorosa em relação aos jogos que entram em seu país, o órgão que cuida de todo o entretenimento lançado por lá, possui um sistema de classificação bastante rigoroso e até mesmo costuma banir alguns jogos. Esse foi o caso de Outlast 2.
Para o órgão de classificação, o jogo “exibe, expressa ou trata sobre assuntos de sexo, uso de drogas ou vício, crime, crueldade, violência ou repulsa de uma forma que ofende os padrões da moralidade, da decência e da propriedade geralmente aceitas por adultos sensatos a um ponto em que não devem ser classificados”.
O jogo poderia ser classificado como 18+, porém as cenas de violência sexual que o jogo possui não são toleradas no país.
A Red Barrels, que é a desenvolvedora de Outlast 2, ainda não se pronunciou se fará alterações para que o jogo passe por nova avaliação e possa ser aceito na Austrália.
Outlast 2 será lançado no dia 25 de abril e também terá a edição Outlast Trinity, um pacote com o primeiro jogo, o DLC Whistleblower, mais Outlast 2 em mídia física.