Durante a Gamescon de 2015 a Microsoft anunciou Halo Wars 2, continuação do capítulo spin-off lançado no Xbox 360 em 2009. O jogo foge da ação de tiro em primeira pessoa e coloca o jogador no comando de tropas UNSC em um jogo de estratégia em tempo real, mais conhecido como RTS.

Não tive a oportunidade de jogar o primeiro Halo Wars e nunca joguei um RTS em consoles. Dessa vez não deixei passar a oportunidade e fui experimentar como é jogar Halo em outra perspectiva.

Modo Blitz

Durante o beta só esteve disponível o modo Blitz, que funciona como um jogo de cartas. Você possui um deck com cartas que representam as unidades do seu exército.

Antes de entrar na partida, você deve montar seu deck ou usar um montado previamente. Você escolhe qual carta de unidades você quer usar durante a partida. Cada carta precisa de um determinado número de energia que é coletada durante as partidas. A energia é coletada de pods que caem da atmosfera em pontos aleatórios do mapa.

Foi disponibilizado somente um mapa para partidas 1×1, 2×2 e 3×3. O objetivo é dominar bases para pontuar e chegar a vitória. Durante a jogatina você não controla todas as cartas do seu deck. O jogador possui uma “mão” de quatro cartas. Ao usar uma carta, outra é retirada do deck substituindo a que foi usada.

Gameplay

Como outros RTS, você controla várias unidades. O gênero é bastante popular em PCs por ser fácil de ser jogado com mouse e teclado. Minha curiosidade era em como seria jogar um RTS com um controle? A Creative Assembly e a 343 Industries juntaram forças para solucionar esse problema e acabaram fazendo um ótimo trabalho.

O mapeamento de botões não é tão eficiente quanto um mouse e um teclado, mas chega perto. Os analógicos são usados para passar a câmera pelo mapa. As setas são usadas para alternar unidades, o que dá um ótimo dinamismo no controle das unidades. O “A” seleciona as unidades, “X” da ordem movimentar/atacar. “Y” usa o especial que algumas unidades possuem. O “RB” seleciona todas as unidades na tela

Os controles funcionam muito bem no modo blitz, pois você não controla várias unidades ao mesmo tempo. Fica a questão se você tiver de controlar um grande número de unidades ao mesmo tempo funcionará tão bem assim?

Cartas

O modo blitz conta com sistema de cartas parecido com Gears of War 4 e Halo 5. As cartas são adquiridas com pacotes que você compra pacotes com moedas que ganha após cada partida. Também pode ser usado dinheiro real para comprar pacotes de cartas.

Quando você ganha uma carta repetida ela se fundi com a original, melhorando assim seus atributos.
Usar cartas nas partidas não extinguem do seu inventário. Assim fica bem fácil de melhorar seu deck e torná-lo mais forte.

Há cartas de diversos tipos. Veículos terrestres, veículos aéreos, tropas de combate, batedores etc. Então não adianta usar qualquer carta durante as partidas, pois umas são melhores que as outras. Tornando necessário montar pensar bem em que carta usar conforme a partida muda de situação.

Opinião

O segundo Beta de Halo Wars 2 trouxe um modo bem dinâmico e divertido. O uso de cartas para invocar unidades pode ser um ótimo meio de atrair novos jogadores. São fáceis de usar, adquirir e melhorar. Apesar de nem todas as cartas estarem disponíveis, existia um número suficiente de cartas para criar diversas estratégias de jogo.

Os comandos do jogo são bem simplificados. Foi bem tranquilo controlar até 4 unidades ao mesmo tempo. Números acima disso já tornava um pouco mais complicado dar ordens a todas a unidades.

Durante o beta presenciei somente um bug, o qual a tela ficou preta enquanto a partida acontecia. Tirando esse caso não presenciei mais nenhum problema. O jogo parece bem polido e possui belos gráficos para um RTS, que não tem esse atributo como prioridade na maioria das vezes.

O modo blitz de Halo Wars 2 é bastante divertido. Tornando uma opção válida para quem deseja partidas multiplayers rápidas.

Agora resta esperar o lançamento do jogo para experimentar os outros modos. Principalmente a campanha que promete ser épica pelos trailers lançados até agora.

Clique e confira na Xbox Store
Compartilhar.

About Author

Aficionado pela cultura geek. Se o cinema é a sétima arte, os games são a oitava. Entrou no mundo dos consoles no NES e desde então vem acompanhando a geração dos games até o Xbox One. Caçador de indies, nas horas vagas tenta ser biólogo.

Powered by keepvid themefull earn money