Final Fantasy XV é um verdadeiro parque de diversões para quem curte um bom RPG com bastante exploração, missões e combates interessantes e justamente por ser um jogo com um imenso conteúdo, minha análise terá que ser feita em duas partes. Essa semana irei revelar algumas das minhas primeiras impressões depois de chegar na metade dos capítulos do jogo e já ter jogador por umas 40 horas. Já encontrei monstros incríveis, tirei inúmeras fotos, experimentei comidas deliciosas e viajei milhares de milhas com meus grandes amigos, mas a sensação é de que ainda tem muito chão pela frente!
Esse novo Final Fantasy é um grande passo para o mundo atual dos games, como diz a frase no começo do jogo ele é “Um Final Fantasy feito para fãs e novatos“. Ele continua sendo um RPG épico e recheado de conteúdo, mas agora o jogo aposta em um mundo aberto em vez de linear e deixa de lado o combate tático para abrir espaço para lutas com mais ação e jogabilidade mais moderna. O resultado é um jogo mais dinâmico e que abre mais possibilidades para expandir o público da franquia, mas sem perder a essência do que é um jogo da série Final Fantasy.
A história de Final Fantasy XV gira em torno do jovem Noctis um príncipe de 20 anos, que é o sucessor do seu reino e estava de viagem para encontrar sua noiva e amiga de infância Lunafreya, mas no meio do caminho uma calamidade aconteceu em sua Terra Natal. Ele se vê obrigado a juntar forças para poder reaver o trono de sua família e proteger seu povo. Ele viaja com seus três amigos: Ignis (O intelectual e o cozinheiro da equipe), Gladiolus (O brutamontes que é o guardião do príncipe) e Prompto (O engraçado e atrapalhado fotógrafo da equipe). A dinâmica entre esses amigos, com suas conversas e comportamentos únicos, é a parte mais cativante dessa jornada. Muitas vezes você até esquece do plano de fundo da guerra que está acontecendo e só quer ir atrás de aventuras com seus grandes amigos.
É uma história profundamente séria de amor, perda e amizade que também é incrivelmente boba e leve às vezes, resultando em uma mistura que funciona muito bem. Conforme a história avança, percebemos cada personalidade se moldando e os laços de amizade se tornarem cada vez mais fortes, fazendo o jogador se importar com cada acontecimento e pequena fala que o jogo tenha. Estes não são apenas uns caras que estão lutando juntos para salvar o mundo. Eles comem juntos e brincam. Eles choram juntos. Cada um tem um alimento favorito e um talento especial que ajuda a defini-los.
Aqui vale lembrar que assistir aos episódios do anime Brotherhood e ao filme Kingsglaive, traz bem mais imersão e profundidade para o jogo.
O mapa do jogo é extremamente vasto e recheado de lugares para serem explorados e descobertos. Você pode ir andando e melhorar o ranking de sobrevivência de Gladiolus. Usar o nostálgico Chocobo, que é bem rápido e quanto mais você anda com ele, ele melhora as habilidades dele e ainda te ajuda em batalha. Além disso, o bichinho fofo ainda pode ser personalizado com novas cores e assessórios.
Por fim, você pode se deslocar com o Regalia, seu super carro para viajar e se aventurar no imenso mundo de Final Fantasy XV. A melhor parte é que durante as viagens podemos escolher a trilha sonora do rádio e temos a opção de colocar as trilhas sonoras clássicas dos jogos anteriores da série, basta ficar de olho em cada vendedor e ir adicionando novos álbuns.
Vale a pena passar em cada vendedor do jogo, pois eles possuem itens interessantes para venda. Sem falar nos restaurantes, onde você consegue mais missões, informações sobre o mapa e ainda as interessantes caçadas, onde você é imbuído de sair em busca de monstros que tiram o sono dos moradores locais.
Além das missões principais, Final Fantasy XV possui inúmeras missões secundárias, que te fazem explorar ainda mais cada canto do mapa e conhecer lugares incríveis desse novo universo. Essas missões variam bastante e não são obrigatórias, mas te dão muita experiência, itens bons e Gil (a moeda do jogo). Também são importantes para ganhar PA (Pontos de Atributo) para poder abrir novas habilidades nas árvores de atributo. Outro ponto importante é que os personagens não ganham experiência automaticamente eles precisam ir descansar, seja nos acampamentos, hotéis ou trailers para poder ganhar todo o XP acumulado.
O combate do jogo está delicioso, com diversos combos para fazer com os amigos e uma série de armas e magias para usar em cada inimigo e explorar a fraqueza de cada um deles. Você só controla Noctis, seus amigos agem por conta própria, mas você pode dar comandos para eles te ajudarem com seus ataques especias, quando a barra de ataque estiver cheia. Nosso personagem ataca em tempo real e sua habilidade de realizar combos e deslocamentos rápidos no campo de batalha faz com que as batalhas sejam rápidas e fluidas. Você ainda pode pausar o jogo para fazer coisas como usar poções, rever seu equipamento e até mesmo criar magias.
Além disso, possuímos dois poderes mais especiais. Armiger que é o poder recebido das armas dos reis, que possibilita a Noctis aumentar consideravelmente as suas capacidades de combate, o tornando mais rápido e forte e capaz de usar continuamente habilidades especiais. Essas armas devem ser encontradas ao redor do mundo.
Outro ataque especial são os famosos Summons, que conferem um espetáculo quando podem ser invocados e possuem um poder devastador. Ele só podem ser invocados quando a batalha está muito difícil de ser vencida, mas isso quem decide não é você, mas o jogo.
Final Fantasy XV, consegue entregar exatamente o que você esperaria de uma grande experiência Final Fantasy: uma busca épica, personagens memoráveis, um belo mundo para explorar, visuais impressionantes e trilha sonora caprichada. Ele mistura o progresso ocorrido na jogabilidade dos jogos com a sua legado de contar histórias com arte e música únicas. Além disso o jogo cativa com a dinâmica entre esses quatro amigos. Você pode esquecer até mesmo da narrativa principal, mas não vai esquecer os momentos passados no Regalia ou nos acampamentos.
Depois de uma espera gigantesca estou certa de que Final Fantasy XV já valeu toda a ansiedade e impaciência dos fãs acerca do jogo, pois ele está incrível e muito bem feito, com detalhes que vão divertir tanto aos fãs de longa data quanto a quem está começando agora no universo de Final Fantasy.
Vou continuar minha jornada e assim que o jogo tiver sido concluído de maneira satisfatória, irei divulgar minha análise final.