Irei começar falando um pouco de Watch Dogs, o primeiro jogo serviu como aprendizado para a Ubisoft, tirando todo o hype gerado pela propaganda do que foi apresentado na E3, tivemos decepção em massa por parte dos jogadores, desenvolvedores e a imprensa.
O jogo foi vendido como um marco de inicio de uma nova geração, e o resultado não foi satisfatório, não passou de só mais um Sandbox com algumas funcionalidades de hacker, ótimas idéias porém mal executadas, um protagonista que não era tão carismático e que buscava sua vingança, que era muito clichê, na sua expansão já mostrou um protagonista que participava da história principal e era muito mais carismático e que combinava com a proposta do jogo, T-Bone era o protagonista que o jogo principal merecia, dito isso vamos falar de Watch Dogs 2.
Hackear o Mundo
A grande diferença de Watch Dogs 2 é sua ambição, a parte de andar com veículos, fazer missões pra lá e pra cá no estilo GTA, praticamente fica irrelevante, perante o contexto que o jogo se propõe, agora temos um protagonista que é um Hacker de verdade e não um cara com raiva e alguns truques , Marcus o protagonista do jogo já começa sendo testado pelo DedSec, que seria como um Anonymous, uma grande comunidade Hacker que possue várias células, e aí que o conceito Hackear o mundo faz todo o sentido, a grande missão do protagonista é derrubar a Blume, a corporação que controla o mundo através de um Sistema chamado de CTOs 2.0, nele sua vida é sutilmente controlada.
A Blume se juntou à grandes corporações usando seu Sistema, empresas de Segurança, Rede Sociais, Robótica. Tudo passa pelo controle da Blume, que por exemplo usa seu algoritmo de perfilamento para prever crimes antes mesmo deles acontecerem, ou seja, eles puxam as rédias da sociedade, controlam a política, a policia. Tudo passa pela Grande Blume e o DedSec é o único capaz de impedir que a Blume domine o Mundo.
O DedSec
O DedSec antes um mero coadjuvante no primeiro jogo, agora rouba a cena, torna-se o protagonista do jogo, Marcus ao entrar para o grupo exerce seu papel de liderança direcionando toda a equipe, fazendo com que todos os personagens do DedSec possuam papéis fundamentais para o crescimento do grupo hacker. Um é programador, outro é bom com equipamentos, um é infiltrado em uma grande corporação, e a garota faz a parte de artes, divulgação dos vídeos de propaganda hacker para buscar mais pessoas pela causa. O foco do DedSec é que através de seu aplicativo, as pessoas se unam a sua causa. O medidor do jogo são os seguidores, quanto mais seguidores mais atividades são liberadas, e a missão principal só segue se for conquistando os seguidores.
A Cidade
Diferentemente de Chicago, São Francisco é o berço da comunidade de TI, é no Vale do Silício que estão praticamente todas as empresas de tecnologia, logo a Blume se faz presente em todos os cantos, enquanto Chicago era mais cinza, com suas gangues e corporações, São Francisco é colorida, charmosa, um ambiente menos hostil por fora, mas que esconde muitos segredos bem sujos, longe da sociedade. O mapa é bem grande e diversificado, e como em Watch Dogs 1, você tem um App para fazer check in em pontos turísticos, que incentiva você a conhecer toda cidade.
Temos locações bem fieis a cidade, Ponte Golden Gate, ChinaTown são exemplos bem fiéis de quem já esteve lá ou ainda viu na TV em filmes, programas e seriados.
Sidequests
As Sidequests de Watch Dogs 2 não só servem para explicar melhor a história, mas para explicar toda a cidade, qual é o papel de cada corporação do Vale do Silício, também servem para saber melhor sobre outros personagens e aumentar os seguidores do DedSec, facilmente você se perderá jogando elas.
Algumas servem para conhecer melhor o mapa, ou se divertir andando de Kart Elétrico por exemplo, temos também o app São Francisco Driver, em que você leva pessoas de um ponto a outro, como se fosse um serviço Uber.
Gráficos
Os gráficos deram uma melhorada em aspectos fundamentais como: iluminação, expressões faciais, texturas, tudo roda bem fluído, sem muitos bugs, dos jogos da Ubisoft foi o que mais me deixou satisfeito por não ter tantos bugs, as vezes você para e fica olhando a paisagem, até tira altas selfies, os veículos estão bem feitos, assim como o design do jogo todo, desde o menu de entrada, até quando você completa uma missão, tudo gira em torno do foco que é o que ser um hacker.
O Design do jogo esta impecavél, tudo para a imersão no que é ser um Hacker.
Som
O som das armas são legais, mas senti falta de mais músicas conhecidas, o primeiro tinha uma trilha mais popular, os sons das pessoas conversando, o mar, o barulho de cada objeto tecnológico foi muito bem feito.
Jogabilidade
A mesma jogabilidade só que mais fluída, os movimentos do protagonista que usa o parkour para pular obstáculos e se locomover com mais facilidade pelo cenário. Marcus tem uma arma de choque para invadir as áreas restritas, pode também usar seu iô-iô, ue é uma arma mortal para atacar os adversários furtivamente ou em combate corpo a corpo quando fica exposto. Por mais que o jogo tenha suas armas tradicionais ele te força a ser furtivo sutivelmente, o jogo fica mais chato ao você sair atirando igual a um doido, as armas são interessantes e tem personalização, para obter essas armas você pode usar uma impressora 3d e criar as armas e os drones. Os drones são bem úteis para poder chegar a locais sem ser visto ou que são inacessíveis.
Os puzzles são mais desafiadores, hackear os pontos de acesso para invadir servidores, portas, carros, tudo fica no seu controle, existem partes surreais que é de explodir sua cabeça de tão ousado que são os DedSecs.
A arvore de habilidades também possue mais opções do que o primeiro jogo, tudo mais focado na parte de hackear, todo cenário tem muitas opções de infiltração, é algo em que sentia falta nos jogos Sandbox, ser mais inteligente e menos explosivo.
Conclusão
Watch Dogs 2 entrega o que é ser um Hacker, ele é divertido, desafiador, tem uma boa história, a progressão do jogo é bem conduzida, o jogo vai te influenciando a usar a cabeça para poder passar das missões. São missões inteligentes e que te vicia a cada quest concluída, compre sem medo pois acredito ser um dos melhores jogos do ano.