ARK: Survival Evolved se trata de um jogo de sobrevivência de mundo aberto com jogabilidade em primeira pessoa, no qual precisamos encarar os desafios e ameaças de uma misteriosa ilha habitada por outros sobreviventes e animais pré-históricos. ARK ainda é um jogo em desenvolvimento e está disponível no Game Preview do Xbox One ele usa e abusa da fórmula de jogos como Day Z e Minecraft que são referências claras para os desenvolvedores do jogo.
Jogabilidade
ARK: Survival Evolved se trata da mais pura e hardcore experiência de sobrevivência, onde você surge na ilha do jogo sem roupas, armas ou qualquer indicação do que se deve fazer. Precisamos coletar materiais, construir ferramentas e armas, montar acampamento e até mesmo domar animais para usar em colheitas, lutas e transporte. Tudo isso é determinado de acordo com o estilo de jogo de cada jogador, o quanto ele dispõe de tempo para poder administrar seus recursos, pois quanto mais se tem, maior deve ser a dedicação para deixar tudo em ordem. No geral, as mecânicas são extremamente simples e repletas de possibilidades estratégicas.
Ao entrar no jogo você se depara com uma tela de criação de personagem, algo bem simples e que não te dá muitas opções para customizar seu personagem do jeito que você quer. Os servidores de ARK: Survival Evolved são povoados por outros jogadores e animais pré-históricos, tanto um quanto o outro podem ser amigáveis ou não, então cada passo dentro do jogo precisa ser realizado com cautela. Seu personagem irá sofrer com as necessidades básicas de todo ser humano como fome, sede, desidratação, frio… Ficar atento e monitorar esses status é muito importante para o seu sucesso dentro do jogo. Os diferentes efeitos climáticos também afetam a sua jogabilidade e sua saúde. É preciso muita atenção para não morrer em decorrência desses status negativos, sendo necessário guardar recursos consigo o tempo todo, para se recuperar e não perecer.
ARK: Survival Evolved também oferece um sistema interessante de progressão de personagem. Conforme você cria itens explora a ilha, caça e entra em combate, seu personagem ganha níveis de experiência. A cada ponto ganho você pode distribuir em atributos como vida, dano de combate, estamina… Cada level também, oferece pontos de Engramas que serve para comprar novas receitas para a criação de estruturas de construção, armas, armaduras e celas para os animas.
O sistema de combate do jogo é bem simples, você pode usar armas, como machados, lanças, armas de fogo, arcos e até espadas. Ele chega a ser divertido, mas também é um tanto monótono, talvez pudessem deixá-lo mais dinâmico com mais possibilidades de ataque. Os animais também podem ser usadas como poderosas armas de ataque, eles podem mudar a maré de uma guerra e também trazem um bom diferencial para o combate corpo a corpo. Não há morte permanente, mas o personagem sempre perde todos os itens e deve começar do zero novamente.
O jogo fica mais divertido se for jogado com seus amigos e com a formação de uma tribo. Definir e dividir funções e afazeres, criar uma base forte e cheia de recursos e entrar em guerra contra outras tribos é o auge da diversão em ARK: Survival Evolved. Mas como o jogo mantem seu personagem vivo dentro do servidor mesmo que você esteja offline, a união e cooperação entre os membros é essencial. Além disso, manter uma tribo dentro do jogo requer muito tempo e dedicação, algo que afugenta muitos jogadores que não desejam ficar imersos em apenas um jogo.
A fórmula é ao mesmo tempo frustrante quanto divertida. Ela também não é nova ou revolucionária, sendo muito parecida com outros jogos, porém o grande diferencial de ARK: Survival Evolved é a sua temática, que a primeira vista é o que atrai os jogadores.
Sistema de criação (Craft)
O sistema de construção de ARK: Survival Evolved é simples e foi desenvolvido para ser fácil de entender. Você deve catar os materiais necessários, clicar no engrama de criação do item e ele estará pronto no seu inventário. A lista de engramas de criação é extensa e quanto maior o seu nível, melhores e mais avançados os itens ficam. Os recursos podem ser retirados em árvores, pedras, animais, plantas e até mesmo fezes. Tudo tem seu propósito dentro do jogo. Você também pode furtar esses itens de outros jogadores e tribos, mas isso é escolha de cada jogador.
Os animais
Eles são sem dúvida o grande destaque de ARK: Survival Evolved, os dinossauros, grandes e pequenos, que povoam a ilha são extremamente interessantes. Alguns vagueiam pela ilha de maneira pacífica e outros são muito letais, talvez você não consiga sair com vida ao encontrar com um Rex ou uma Titanoboa, mas tentar correr pode ser uma boa alternativa. Muitas vezes também é interessante apenas observar enquanto alguns deles se enfrentam em combates mortais.
Você pode enfrentá-los em busca de alimentos, itens que eles engolem, experiência ou até mesmo para domá-los, mas escolher bem o seu adversário faz parte da estratégia do jogo, Vale lembrar que os insistentes e irritantes lags do jogo também te atrapalham muito durante os combates.
Sim, você pode domar os dinossauros, que podem ser usados como carregadores, montarias e até mesmo armas de combate. Domar ou tamá-los é relativamente simples, mas requer conhecimento do que cada espécie precisa e a quantidade de recursos e tempo que cada tipo de taming precisa. O processo envolve deixar o animal inconsciente, seja usando tranquilizantes ou apenas o desmaiando em combate e depois ganhar a sua confiança, alimentando-o com a comida correta. Os seus dinossauros domesticados também irão subir de nível, e você poderá distribuir os pontos de habilidade assim como é feito com o seu personagem, melhorando os atributos animal como vida, dano de combate, estamina…
Os Mapas
ARK: Survival Evolved possui até o momento 3 mapas distintos, com ambientes, climas, níveis de animais e ameças diferentes. Confira cada um deles:
The Island
Esse é o mapa original do jogo, ele é composto por várias regiões climáticas e geológicas. Há cinco montanhas maiores no norte e planícies no sul. Três obeliscos grandes formam um triângulo na Ilha. O level máximo nos animais desse mapa é 120.
The Center
Esse era um mapa personalizado pelo modder Ben “EvilMrFrank” Burkart, que foi adicionado ao jogo como DLC gratuito. Ele é composto por várias regiões climáticas e geológicas, incluindo uma ilha flutuante colossal, que é cercada por pântanos traiçoeiros. Ainda existe uma ilha com um vulcão ativo, numerosas ilhas cobertas de florestas, costas tropicais, montanhas, ruínas antigas, cavernas e uma ilha coberta de neve. O level máximo nos animais desse mapa é 150.
Expansão Scorched Earth
A expansão efetivamente dobrou o tamanho do mundo do jogo, mas dessa vez o conteúdo extra foi lançado na forma de um DLC pago, o que gerou muita revolta e estranheza entre os jogadores, já que se trata de um jogo em desenvolvimento.
Scorched Earth é uma ilha deserta separada que oferece o desafio adicional de calor e escassez de água. Há muito mais que pode acontecer com você com base em diferentes eventos climáticos, como tempestades de areia e de raios. Como se já não fosse difícil o suficiente sobreviver nas florestas, pântanos, geleiras e vulcões, agora o desafio é o deserto, com seu calor extremo, falta de água, e a adição de Wyverns e Trolls gigantes… Além do impiedoso deserto, o mapa oferece uma variada seleção de ambientes como montanhas, canyons, ermo, oásis e uma trincheira cheia de dragões ou wyverns, como preferir. O grande desafio de Scorched Earth é conseguir ter seu próprio dragão, que possui um sistema único de taming além de se dividirem em três variedades: relâmpago, fogo e veneno. Há também 50 novos itens para criação, além de novas criaturas para domar e desafiar.
Os jogadores podem pegar o seu equipamento e suas criaturas dessa expansão e levar para as mapas principais. Também é permitido que o jogador traga seu personagem já upado de outro servidor do The Island ou The Center para a expansão.
Gráficos
Em termos gráficos, ARK: Survival Evolved possui cenários belíssimos, detalhados e muito reais. Os efeitos de movimento, água e clima são caprichados, mas a otimização do jogo é muito ruim e o desempenho do jogo deixa muito a desejar. Constantemente nos deparamos com partes do cenário que demoram a renderizar e muitas vezes, nosso personagem ou animais desaparecem nesses buracos de programação. Em lugares onde existem muitas construções de outros jogadores, o jogo trava demais e o fps chega a zero por diversas vezes. Você pode ter que gastar um bom tempo no menu de opções gráficas para deixar esses problemas mais toleráveis, mas isso significa que você terá que aceitar um jogo mais feio para obter uma melhor performance. Outra questão importante é o lag do servidor que é constante sempre que você tem que entrar em uma luta contra outros jogadores ou animais, que atrapalha a dinâmica do combate e o torna frustrante.
A boa notícia é que o game ainda está em acesso antecipado, ou seja, todos esses pontos negativos ainda podem ser corrigidos com a ajuda dos próprios jogadores.
Opinião
Para um título que ainda está em processo de desenvolvimento, ARK: Survival Evolved tem muito a oferecer para os fãs dos jogos de sobrevivência, ele impressiona com bons gráficos e belíssimos cenários, além de uma temática bem interessante e atrativa, afinal de contas quem não ama dinossauros?
Como se trata de um jogo que requer muito tempo e dedicação dos jogadores, recomenda-se que jogue a versão de teste que é gartuita para saber se os problemas e jogabilidade do jogo não te afetam negativamente. A temática é incrível, mas o estilo de jogo não é para qualquer um. Teste primeiro ou espere uma boa promoção antes de se aventurar pelas ilhas de ARK e tente chamar um grupo de amigos para montar uma tribo, afinal de contas o jogo se destaca mesmo com o trabalho em equipe.
Você pode coletar materiais, criar itens e domar os dinossauros, mas apesar de toda a diversão que o jogo proporciona, ele sofre com muitos lags, problemas de carregamento e travamentos que muitas vezes frustra o jogador. Mas como se trata de um jogo em desenvolvimento, vamos torcer para que arrumem isso para o produto final.