Na semana passada, a Sony anunciou suas novas versões do PS4, uma slim e uma mais tunada, que recebeu o nome de PS4 PRO. Essa versão era muito aguardada pois esperava-se que fosse a resposta da Sony para o poderoso Project Scorpio da Microsoft. No final, a nova versão do PS4 com 4.20TFlops surgiu apenas como concorrente do Xbox One Slim, já que sua especificações estão distantes do que foi anunciado para o Scorpio.

ps4_pro_vs_xbox_scorpio

O Project Scorpio estará preparado para os jogos em Ultra HD (4K), com 6 TFlops e com tecnologia de Realidade Virtual. Ele ainda contará com uma unidade central de processamento de oito núcleos e memória RAM que deve ultrapassar a largura de banda de 200 GB/s. O Project Scorpio será totalmente compatível com todos os jogos e consoles, o que abrange desde o primeiro Xbox One quanto o novo Xbox One S. A compatibilidade abrange os acessórios atuais. O Project Scorpio deve ser lançado apenas em 2017.

Vale destacar que 1,8 TFlops de diferença entre o PS4 PRO e o Project Scorpio é muita coisa, isso gera quase 30% em performance bruta para o Scorpio, o que tornará o PS4 Pro um aparelho consideravelmente mais lento.

Depois da revelação final do PS4 PRO, o mercado não reagiu bem e não pareceu muito impactado pelo anuncio da Sony, o que aumentou o hype em cima do Scorpio e melhorou ainda mais as vendas do Xbox One Slim. Em conversa com o Polygon, Albert Penello, diretor de gestão de produtos na divisão Xbox da Microsoft, também se mostrou bastante confiante com o futuro do Xbox com o Project Scorpio e com as decisões da Microsoft com futuro da marca.

Sinto-me muito bem com as decisões que tomamos. Sinto-me bem com o que fizemos com o Xbox One S. A Microsoft e a Sony estão investindo no 4K como o futuro dos consoles, e temos uma história de adicionar funcionalidades aos nossos consoles.

Ele também fala sobre o preço que o Scorpio poderá ter:

Sabemos que é importante entregar uma experiência que demonstra a diferença de poder entre o PS4 Pro e o Scorpio, com um preço que faça sentido para os jogadores de consoles.

Aaron Greenberg, chefe de marketing da Microsoft, aproveitou para ressaltar que o Scorpio ainda é o console mais poderoso anunciado e que irá oferecer uma real nova experiência para os jogadores.

A Microsoft também aproveitou para enfatizar que o Xbox One S é um console mais completo mesmo comparado ao PS4 Pro. E ainda possui um excelente custo-benefício se comparado ao novo console da concorrente. Vejamos: O PS4 Pro custa US$ 399, já o Xbox One S custa apenas US$ 299, sendo que oferece mais recursos, como, por exemplo, um leitor Blu-Ray Ultra-HD. Se for comprar o PS4 PRO e esse leitor de Blu-Ray o custo final será de mais ou menos US$ 699, já que o leitor custa em torno de US$ 300.Mesmo que alguns sites como Netflix e YouTube possuam o 4K como opção de streaming, este recurso fica limitado, pois depende da velocidade da internet e compressão. O Xbox One Slim ganha vantagem por realmente tirar proveito da mídia 4K, uma vez que é o único console que tem um player Blu-Ray Ultra-HD.

Mesmo com uma diferença de processamento a favor do novo console da Sony com 4,2 TFlops contra os 1,4 do Xbox One Slim, a opção da Microsoft parece bem mais completa. Vamos analisar mais alguns detalhes que dão vantagem não apenas ao Xbox One Slim, mas também para toda a família Xbox.

A Xbox Live continua sendo a melhor rede para se jogar online e isso já dá ampla vantagem ao Xbox One. A Live foi escolhida novamente como uma rede mais estável, segura e funcional do que a PSN. Além disso, os assinantes da Xbox Live Gold têm recebido uma série de bons jogos gratuitamente. Todo mês os donos de um Xbox One recebem 4 jogos, já que os jogos do Xbox 360 também funcionam no Xbox One graças à retrocompatibilidade.

Outra grande vantagem da família Xbox sobre o PS4 PRO é a retrocompatibilidade. Enquanto a Sony oferece um serviço de assinatura pago chamado Playstation Now, que te permite jogar jogos de PS3 e PS2 no PS4 desde que você compre em uma biblioteca virtual o jogo. Vale ressaltar que você não pode simplesmente colocar um disco e jogar, como acontece no Xbox One. Mesmo que nem todos os jogos Xbox 360 sejam compatíveis com o Xbox One, a biblioteca de jogos está crescendo bastante e já conta com jogos muito importantes da história do Xbox 360.

Outra situação que também pode não ser importante para todos, mas é algo à se destacar é o suporte aos MODs. A Bethesda anunciou que enquanto na família Xbox esse recurso irá funcionar em pleno vapor, com Fallout 4 e com o vindouro The Elder Scrolls V: Skyrim, a Sony barrou esse conteúdo nos seus consoles que não serão compatíveis com os MODs. Então,por enquanto, esse recurso fica exclusivo para PC e Xbox One. Pode não parecer uma grande vantagem, mas mostra a liberdade de criação e transformação que a Microsoft quer dar aos seus jogadores.

Outro ponto a se citar é o HDR. O recurso existe no PS4 PRO, no Xbox One Slim e terá no Project Scorpio, mas no console da Sony alguns jogos só terão acesso à esse recurso, assim como o 4K, com o pagamento de uma taxa, enquanto nos consoles da Microsoft isso será gratuito. Apesar da Sony dizer que não vai cobrar os consumidores pelas atualizações, Masayasu Ito, executivo da empresa, disse que a cobrança será diferente para cada título e que dependerá da perspectiva de cada licença. Ao que parece ela só não deve cobrar pelos jogos first-party.

Para quem não sabe o O HDR (High Dinamic Range) é um padrão tecnológico que permite ganhos de qualidade de imagem mais sutis do que a alta resolução. Essas melhorias nos tons escuros e claros fazem com que a imagem fique mais viva e realista. Já o 4K está relacionado a alta resolução.

Em relação ao mercado de vendas, o anúncio do PS4 PRO aumentou em 111% na Amazon as vendas do Xbox One Slim.

Além disso, Aaron Greenberg, anunciou que o Xbox One foi o console mais vendido no mês de agosto nos Estados Unidos, segundo o NPD. O console permaneceu pelo segundo mês consecutivo à frente dos seus concorrentes nas vendas dos Estados Unidos. O Xbox One S definitivamente teve um grande papel nessas vendas.

Vale lembrar que a Microsoft já anunciou que alguns estúdios já possuem acesso ao Project Scorpio para desenvolver jogos. Phil Spencer confirmou que já existem estúdios trabalhando com o novo e poderoso console. Ele esclarece que alguns estúdios já estão em contato com o Project Scorpio para trabalharem tanto em jogos quanto em equipamentos. Isso demonstra desde agora o comprometimento em trazer jogos verdadeiramente idealizados para novo console.

Phil Spencer, também esclareceu as dúvidas dos jogadores acerca do futuro do Xbox One, ele explica o Scorpio e esclarece que ele não significa de forma alguma o fim do Xbox One:

Se você tem um Xbox One hoje e você está satisfeito com a experiência de jogo que você tem, fique com ele. Quero que as pessoas tomem a decisão de fazer uma atualização baseadas na TV que elas possuem em casa. Se você tem um Xbox One em casa e gosta dele, continue jogando e continue comprando jogos. Se você não é dono de um Xbox One e quer um nós anunciamos o Xbox One S que é o nosso Xbox One menor e com um bom preço. É um console incrível com excelente conteúdo. E, claro, se você tem uma TV 4K em casa e quer o melhor em tecnologia anunciamos que Project Scorpio vai fornecer a performance de mais alta qualidade, realidade virtual de  alta qualidade e experiência de jogo em 4K. Estamos dando a opção de qual vídeo game comprar

Ele continua a explicação e pontua em qual parte da família Xbox o Scorpio se posiciona e qual público ele pretende alcançar:

Ele (Project Scorpio) é um membro da família Xbox One. Todos os seus jogos do Xbox One e todos os seus acessórios irão funcionar através de toda a linha. Algumas pessoas assistem a conteúdo 4K, pois elas possuem uma TV 4K e é isso que elas querem e é isso que elas irão querer. Outras pessoas irão ver o preço de um Xbox One e pensar que é isso que elas querem. E claro temos muitas pessoas que estão no Xbox e queremos dar esse suporte por completo

Por fim, podemos dizer que a batalha pelo espaço e pelo coração dos jogadores segue em ritmo acelerado. Independente de especificações técnicas cada um escolhe de acordo com seus gostos e tendências. Mas, tendo em vista às últimas revelações de consoles e a biblioteca de jogos disponíveis para ambos os lados, podemos afirmar que a família Xbox oferece recursos e opções melhores para os jogadores.

Com a chegada do Project Scorpio em 2017, que alega ser o console mais poderoso da história, e se formos comparar com o que existe no mercado ele realmente é o monstro que alega ser, a família Xbox terá opções para todos os gostos e bolsos, além de uma biblioteca compartilhada já que todos os jogos funcionam entre si e ainda tem retrocompatibilidade com o Xbox 360.

Compartilhar.

About Author

Administradora de Empresas, mas apaixonada pelo mundo dos games e pelo Xbox!Fã da incrível e complexa franquia Halo e de seu icônico líder, o Master Chief. Também apaixonada por Dragon Age e seu universo magnífico. Ahhh e quem disse que Dark Souls não é divertido? :DSempre ligada nas notícias e novidades do lado verde da força!

Powered by keepvid themefull earn money