Originalmente o título Prey tratava-se de um jogo para Xbox 360 e PC de 2006, onde você enfrentava diversos seres alienígenas enquanto explorava uma nave extraterrestre. Mas o que vimos do novo jogo Prey na E3 2016 pode não ser bem isso.
Apesar de serem títulos da mesma franquia, o Prey que sairá em 2017 está mais para uma reimaginação do que para uma sequência ou um remake – segundo Raphael Colantonio, presidente e diretor da Arkane Studios.
“Prey não é uma sequência. Não é um remake. Ele não tem ligação com o original. Você tem que olhar para ele como uma reimaginação da ideia.” – Raphael Colantonio.
Durante a entrevista que ele deu para a Gamespot, Colantonio também quis deixar claro que o jogo não se tratará apenas de um jogo de tiro. Existirá vários elementos narrativos misturados com ação, e também misturados com um pouco de RPG. O jogo terá combate, você usará armas, você terá poderes mas você também terá escolhas a fazer. Mais parecido com Dishonored do que com o Prey original.
“A maneira de enfrentar os aliens será ou com armas […] ou também você encontrará aparelhos – porque trata-se de uma área científica. Então existem várias coisas interessantes que você pode usar que não foram criadas para o combate, mas que de algum jeito funcionam em combate.”
Outro ponto focado na entrevista foi o de que Prey não será um jogo de terror. A história está mais para um suspense psicológico, com tudo girando em volta da verdadeira identidade de Morgan Yu.
O diretor da Arkane Studios ainda explica o nome “Morgan”, que foi escolhido propositalmente por ser unissex. Desse jeito o jogador terá a liberdade de escolher entre jogar como homem ou mulher, sem atrapalhar a narrativa.
Prey 2, a real sequência do jogo original, ainda entrou em desenvolvimento até ser cancelado em 2014. A Bethesda então começou a trabalhar nesse Prey “reimaginado” que será lançado em 2017.