O Grupo NPD, a empresa responsável por coletar dados de vendas de vários produtos diferentes nos Estados Unidos da América, revelou a lista com os dez jogos mais vendidos nas terras do Presidente Obama durante o ano de 2015. Nessa lista, Call of Duty: Black Ops III se encontra como o jogo mais vendido tanto do mês de Dezembro, quanto de todo o ano passado. É o sétimo ano consecutivo que a franquia lidera como a mais vendida nos Estados Unidos.
O que pode ser surpreendente para alguns é o fato de Black Ops III, e também de Star Wars: Battlefield Battlefront, terem vendido mais cópias no Xbox One, mesmo com uma quantidade de consoles vendidos bem menor que o seu concorrente direto. Uma das possíveis causas desse acontecimento pode ser relacionado ao fato desses dois jogos terem sidos vendidos em bundles com o console da Sony, com números que não são contabilizados na lista, mas outra razão também envolve a qualidade do serviço online do Xbox One: a Xbox Live é sem dúvidas a rede online mais robusta para jogos multijogador.
A Microsoft investiu pesado em seus servidores, principalmente para essa geração. Em 2008, na época do Xbox 360, a Microsoft investiu quase 700 milhões de dólares em uma central de dados que acomodaria os servidores dos seus serviços online; em 2013 – no ano do lançamento do Xbox One – ela expandiu esse mesmo local gastando cerca de mais 1.4 bilhões de dólares no processo de crescimento; e um ano depois ela adquiriu mais uma área – de 630.000 metros quadrados – para uma nova central de dados no valor de 1.2 bilhões de dólares.
Para tornar a diferença dos serviços online um pouco mais fácil de entender: do dia 1º de Outubro de 2015 até hoje, a Xbox Live ficou fora do ar 7 vezes; enquanto, nesse mesmo período, a concorrência caiu em torno de 150 vezes. Quando o foco do jogo é o modo online, como acontece com Black Ops III, fica difícil aproveitar o título enquanto os serviços estão fora do ar.
Na geração passada, Call of Duty sempre teve um relacionamento próximo ao Xbox 360, com as maiores fatias das vendas estando exclusivamente atreladas ao console da Microsoft. Graças ao serviço de qualidade da Xbox Live, a situação se repete na nossa geração atual. Um fato nem um pouco surpreendente para aqueles que reconhecem a necessidade de um serviço confiável para aproveitar melhor suas partidas online.
Fontes: DataCenterKnowledge, NPD Group