Joseph Staten, o co-criador dos universos de Halo e Destiny, e que havia deixado a Bungie para trabalhar na Microsoft, onde é diretor criativo sênior, revelou que é o escritor sênior de ReCore, o tão aguardado exclusivo do Xbox One. Em entrevista ao New York Times, em um artigo sobre a crescente importância de personagens femininos nos jogos, ele fala um pouco dessa característica do jogo, onde a protagonista é uma mulher chamada Joule e que sua missão é salvar a humanidade.
O gênero masculino não tem o monopólio do heroísmo. Joule é um exemplo emblemático desta convicção e esperamos que esta personagem chegue com muita força a um mercado que está inundado de heróis masculinos
ReCore é uma das grandes apostas da Microsoft para 2016. Ainda sabemos pouco sobre o projeto desenvolvido pela Armature Studios, uma desenvolvedora formada pelo time que fez o reboot Metroid para a Nintendo e a Comcept Inc., uma empresa japonesa, fundada por Keiji Inafune (Mega Man, Onimusha, Dead Rising). Mas já sabemos que o jogo terá forte inspiração de jogos como Metroid e The Legend of Zelda.
Em ReCore estaremos no controle de Joule em uma aventura épica através de um mundo dinâmico e misterioso, ela está acompanhada por um robô chamando Mack. Sua missão será a de informar e reviver a humanidade neste planeta. Você vai sobreviver em um mundo deserto e pós-apocalíptico, mas muito bonito. A história é épica, misteriosa e também gira em torno da relação que a menina tem com o robô.
ReCore está previsto para sair no segundo trimestre de 2016.